Obras do Viaduto Rei Pelé avançam e inauguração pode ser antecipada
Com 85% da estrutura concluída, complexo viário deve ser entregue antes do prazo previsto
A construção do Viaduto Rei Pelé, localizado na rotatória do Produtor, em Manaus, entrou na reta final e já alcançou 85% de execução. Com ritmo acelerado, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou os trabalhos para concluir a obra antes do prazo previsto, inicialmente estabelecido para maio deste ano.
Atualmente, as equipes atuam na montagem das estruturas de aço que servirão como base para o tabuleiro do viaduto, por onde os veículos irão trafegar no novo retorno dentro da rotatória. A expectativa é que, nos próximos dias, seja iniciada a concretagem da pista de rolagem.
A obra já conta com a laje de fundo finalizada, com espessuras que variam entre 60 e 70 centímetros. Paralelamente, os trabalhos seguem avançando em outros pontos da estrutura.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, a orientação do prefeito David Almeida é acelerar o cronograma para reduzir os transtornos causados pela intervenção.
“Estamos operando 24 horas por dia para garantir que essa obra seja concluída o quanto antes. Sabemos que grandes projetos como esse impactam o dia a dia da população, mas não tenho dúvidas de que vamos entregar antes do prazo previsto”, destacou Renato Junior.
Além do viaduto, a trincheira que compõe a parte inferior do complexo viário também está em estágio avançado. Segundo a Seminf, já está em execução a saída para quem acessa a avenida Itaúba e segue em direção à avenida Autaz Mirim. O projeto prevê ainda a ampliação das faixas de circulação, com duas vias destinadas à Autaz Mirim, duas para a Camapuã e a manutenção de uma rotatória em nível.
Com a antecipação da entrega, a expectativa é que o Viaduto Rei Pelé reduza significativamente os congestionamentos em um dos pontos mais críticos da mobilidade urbana de Manaus, proporcionando maior fluidez e segurança para motoristas, passageiros e pedestres.
Fotos: Carlos Oliveira / Gabinete Vice-Prefeito