Projeto ‘Miudezas’ leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus
Iniciativa contempla apresentações gratuitas e estimula criatividade entre estudantes da rede pública de ensino
Com o intuito de aproximar a arte e a cultura das comunidades periféricas de Manaus, o projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral” traz uma proposta inovadora e envolvente para os estudantes da rede pública. Idealizado pela “Menina Miúda Produções Artísticas” e contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, o projeto leva cinco apresentações gratuitas do espetáculo ‘Menina Miúda’ a escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguidas de oficinas de teatro de rua.
Com foco na educação e no desenvolvimento criativo, as oficinas de teatro de rua, ministradas pelo próprio idealizador Cairo Vasconcelos, oferecem aos alunos uma experiência única. Cada workshop, com duração de 45 minutos, propõe estimular a expressão corporal, a criatividade e o trabalho em equipe, por meio de jogos teatrais e brincadeiras lúdicas que valorizam a comunicação e o prazer da arte.
De acordo com Tony Medeiros, diretor-presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o projeto é uma excelente oportunidade para aproximar os jovens da arte e fortalecer sua relação com a cultura local. “Projetos como ‘Miudezas’ são fundamentais para que os estudantes das escolas públicas de Manaus se conectem com a arte, em especial o teatro de rua. Acreditamos que, com o apoio de editais como a Pnab, mais iniciativas como essa poderão ser realizadas e inspirar futuros artistas”, afirma Medeiros.
O artista Cairo Vasconcelos, idealizador do projeto, também compartilhou suas expectativas para o ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’. “Estamos ansiosos para compartilhar esse espetáculo, que marca o início da nossa trajetória artística. A felicidade de ser contemplado pela Pnab e de levar cultura para escolas que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de incentivo, é imensa. Esse é um desafio que abraçamos com entusiasmo, e nossa expectativa é de que o teatro de rua possa ser mais difundido”, declarou Vasconcelos.
A metodologia da oficina é colaborativa e lúdica, incentivando a participação ativa dos estudantes e respeitando seu ritmo individual. O objetivo é tornar o teatro de rua uma prática acessível, divertida e educativa, capaz de estimular a interação com o espaço e fortalecer o vínculo entre os estudantes e a arte.
O projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral” é uma das iniciativas selecionadas pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Teatro e Circo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Programação
- Sexta-feira, 21/2, às 14h
Local: Escola Municipal Professora Tereza Cordovil, rua Rio Xingu, 237 – Tarumã Açu, zona Oeste - Segunda-feira, 24/2, às 14h
Local: Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, zona Centro-sul - Terça-feira, 25/2, às 14h
Local: CETI – Marquês de Santa Cruz, Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, zona Oeste - Quarta-feira, 26/2, às 14h
Local: IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, R. dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, zona Leste - Quinta-feira, 27/2, às 14h
Local: Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, zona Oeste
Fotos – Divulgação / Concultura