Empreende Folia 2025 impulsiona economia criativa e celebra a cultura manauara
Evento promovido pela Prefeitura de Manaus reúne artesãos, foliões e idosos em um grande grito de Carnaval na Ponta Negra
A alegria do Carnaval tomou conta do calçadão da Ponta Negra, em Manaus, neste domingo (16/2), com a realização do “Empreende Folia 2025”. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), levou um misto de festa e oportunidade para os pequenos empreendedores locais. Com mais de 500 pessoas reunidas, a iniciativa reforçou a importância da economia criativa para a cidade, aliando cultura, lazer e geração de renda.
A Feira do Empreendedor, localizada no calçadão do complexo turístico da Ponta Negra, foi o ponto de partida para a programação, reunindo mais de 40 artesãos que expõem seus produtos semanalmente no local. Para Alonso Oliveira, titular da Semtepi, a iniciativa fortalece o setor ao dar mais visibilidade aos microempreendedores.

“Nosso objetivo é integrar o empreendedorismo às manifestações culturais da nossa cidade. O ‘Empreende Folia’ é um exemplo de como é possível unir negócios e cultura, proporcionando um Carnaval inclusivo e impulsionando a economia criativa de Manaus”, destacou Oliveira.
A grande atração da noite foi a banda carioca Cordão da Bola Preta, que trouxe ao público a energia contagiante do Carnaval do Rio de Janeiro. O grupo liderou o desfile que saiu da Feira do Empreendedor e seguiu até a Casa de Praia Zezinho Corrêa, transformando o espaço em um grande corredor de folia.
A empreendedora Christieri Alves, que trabalha no calçadão da Ponta Negra, celebrou a iniciativa. “Eventos como esse atraem mais visitantes e ajudam a impulsionar nossas vendas. É gratificante ver o apoio da Prefeitura aos pequenos negócios, pois isso fortalece nosso trabalho e amplia nossas oportunidades”, afirmou.
Inclusão na folia
A diversidade foi um dos pontos altos do “Empreende Folia 2025”. O evento contou com a participação especial da Fundação Doutor Thomas (FDT), que levou mais de 60 idosos para a festa. O “Bloquinho dos Idosos”, com o tema “Alegria Sim, Violência Jamais!”, percorreu o complexo turístico reforçando a importância do respeito e da inclusão da terceira idade.
Para Eduardo Lucas, diretor-presidente da FDT, momentos como esse são essenciais para a qualidade de vida dos idosos. “O Carnaval é uma festa popular e precisa ser acessível a todos. Estamos felizes em ver nossos idosos participando ativamente, interagindo e celebrando com alegria. Isso contribui para o bem-estar e para a socialização deles”, ressaltou.
Com um misto de festa e oportunidade, o “Empreende Folia 2025” mostrou que o Carnaval pode ser um catalisador de renda, criatividade e inclusão social. O evento se consolida como um importante espaço para o empreendedorismo local e para a cultura manauara, provando que a folia também pode ser sinônimo de desenvolvimento econômico e social.
Fotos – João Viana/Semcom