Notícias Corporativas

Sommelier indica vinhos para harmonização na Páscoa

Com a proximidade da Páscoa, que este ano é celebrada no próximo dia 9 de abril, a atenção de muitas famílias se volta aos almoços e encontros que, em muitos casos, são acompanhados por chocolates. Para se ter ideia, apenas o Estado de Pernambuco espera atingir que o volume de vendas chegue a R$ 49 milhões, segundo dados do  Fecomércio PE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco).

A expectativa também é positiva para a Achoco (Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado, RS), que espera por uma Páscoa promissora. Segundo a entidade, a produção de chocolates da cidade gaúcha deste ano deve chegar a cerca de 600 toneladas.

Em 2022, foram produzidas mais de 10 mil toneladas de ovos no país, número 13% acima do registrado no ano precedente. De acordo com a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), o número de lançamentos de 2023 é o maior desde 2015, quando a associação iniciou o registro.

Aliás, mesmo fora da Páscoa, 21,3% das pessoas comem chocolate uma vez por dia, de acordo com um levantamento da Betway. Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados consomem chocolate ao menos uma vez por semana.

Segundo Vinicius Santiago, sommelier executivo da Evino, a expectativa é que o consumo de chocolates aumente no feriado do próximo domingo, o que chama a atenção para a harmonização dos ovos de Páscoa.

“Para harmonizar os ovos de Páscoa de chocolate ao leite, a sugestão é o vinho fortificado francês, um vinho com aromas de cereja escura, frutas secas, café e especiarias, como canela e noz moscada – uma opção para realçar ainda mais o sabor do chocolate”, sugere.

Além disso, Santiago indica o vinho do Porto, “um vinho fortificado, bastante encorpado, adocicado e harmonioso, com aromas de frutas vermelhas e um toque de cravo”. 

“O vinho branco doce, por sua vez, um francês feito com as uvas Sémillon, e os brasileiros, Vivid Rose, um vinho rosé com doçura marcante, são indicados para tomar com pedrinha de gelo”, recomenda. “Além disso, o Alísios Moscatel, um vinho leve, persistente e doce no paladar, com um final de boca jovial e refrescante, é outra opção de harmonização com chocolate”, indica.

Segundo o sommelier executivo da Evino, o consumo de vinhos no período de Páscoa está presente, principalmente, nos tradicionais almoços de família. “Na Páscoa, o destaque vai para o almoço com vinhos portugueses, para a harmonização com bacalhau, que é um prato tradicional nessa época”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.evino.com.br/

Pular para o conteúdo