Notícias Corporativas

Canal de atendimento gratuito ajuda pacientes de doenças pulmonares

Informação e orientação para encurtar a jornada das pessoas em busca de diagnóstico e de tratamento de doenças respiratórias: é este o objetivo principal da Central do Pulmão. O canal de atendimento gratuito da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) é voltado para pacientes, cuidadores e familiares que convivem com Hipertensão Pulmonar, Fibrose Pulmonar, Asma Grave, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Fibrose Cística.

Todos os esclarecimentos fornecidos são de caráter informativo e não substituem a consulta em serviço de saúde. As principais informações do atendimento são: acesso a centros de referência e a tratamento pelo SUS e por planos de saúde, direitos e garantias sociais como auxílio doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

A presidente da ABRAF, Flávia Lima, afirma que a Central do Pulmão é um serviço acolhedor e que tem o objetivo de promover o acesso a informações sobre diagnóstico, tratamento, medicamentos oferecidos pelo SUS, reabilitação pulmonar, qualidade de vida e direitos dos pacientes. “Acreditamos que informações podem salvar vidas. Estamos aqui para informar sobre os direitos dos pacientes e orientá-los na garantia desses direitos”, comenta.

O atendimento é feito por telefone e por WhatsApp. A Central do Pulmão, segundo Flávia Lima, é voltada para aqueles pacientes que acabaram de receber um diagnóstico e ainda se encontram perdidos na rede do SUS, e também para pessoas que já fazem tratamento, já estão inseridos no sistema de saúde, mas que precisam de acolhimento, orientação e informações para acesso a direitos e a tratamento. “Recebemos cotidianamente pessoas que estão angustiadas, sem acesso a tratamento e nossa missão é orientá-las e acompanhá-las nessa jornada. Mas a partir das demandas que recebemos na Central, também atuamos na promoção de políticas públicas que possam atender de forma mais efetiva essas pessoas”. 

A Central do Pulmão tem apoio da Boehringer Ingelheim e da Bayer. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial (das 9h às 18h). 

Serviço: 

Tel.:  0800-042-0070

Horário de atendimento: 9h às 18h (horário de Brasília)

https://abraf.ong/

Pular para o conteúdo