TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Municípios têm até 21 de janeiro para aderir ao Digitaliza Brasil

Programa do Ministério das Comunicações pretende levar o sinal digital de televisão a todos os municípios brasileiros até o final de 2022

Prazo para os municípios aderirem ao programa Digitaliza Brasil vai até 21 de janeiro de 2022. Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), a meta é levar o sinal de TV Digital, até 2022, para 1.638 cidades brasileiras, que hoje contam somente com a televisão analógica. Desses municípios, 344 ainda não confirmaram o interesse na adesão ao programa. Ao todo, 23  milhões de pessoas serão beneficiadas.

As cidades que manifestarem interesse vão receber do MCom a instalação dos equipamentos de transmissão para digitalização das estações analógicas em operação. 

Por que digitalizar?

A TV Digital teve sua primeira transmissão no Brasil em dezembro de 2007, na cidade de São Paulo, e em 2012, todas as capitais do país já recebiam o sinal digital. Desde 2016, o sinal analógico passou a ser desligado em algumas cidades, como Brasília. Naquele ano, estava previsto o desligamento total da transmissão analógica no país, o que foi postergado para 2018 e, agora, para 2023. 

O professor Eduardo Peixoto, do Departamento de Energia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), explica as vantagens do sinal digital da televisão.

“As principais vantagens diretas são a melhoria na qualidade da imagem, o acesso a um sinal mais estável, com menos interferências, e o acesso a um maior número de canais. Vantagens indiretas aparecem como serviços que podem ser prestados quando se desliga o sinal analógico. No Brasil, em muitas cidades, o sinal de telefonia móvel 4G usa canais de frequência que foram disponibilizadas após o desligamento do sinal analógico”, esclarece. 

Digitaliza Brasil: MCom deve encerrar o sinal analógico das TVs até 2023

A pasta tornou pública a base de dados, que reúne informações atualizadas sobre o Digitaliza Brasil, para que qualquer um possa acompanhar o passo a passo do processo de digitalização do sinal de televisão. Basta acessar a página www.gov.br/mcom/digitalizabrasil.

Da redação, com informações da Brasil 61

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo