DESTAQUESAÚDE

Mais 80% dos homens diagnosticados com varicocele pode ter problemas de infertilidade

Urologista Flávio Antunes afirma que na maioria dos casos a doença é assintomática, daí a importância de ir ao urologista desde cedo. Varicocele pode ser diagnosticada a partir dos 12 anos

Os testículos são a parte mais sensível do corpo masculino, mas não é normal sentir dor nesta região. Quando existe dor, está na hora do homem se preocupar e procurar ajuda médica. De acordo com o urologista Flávio Antunes, um dos problemas que podem estar relacionados com a dor é a varicocele. Uma doença causada pela dilatação anormal das veias testiculares. Embora seja uma das causas da infertilidade masculina, não provoca distúrbios da potência sexual.

O médico alerta que a dor já é um estágio mais avançado da doença, mas nem sempre ela apresenta sintomas, daí a importância de ir ao urologista desde cedo.

Urologista Flávio Antunes afirma que a dor já é um estágio mais avançado da doença, que nem sempre ela apresenta sintomas

“Ao perceber que há dor, o homem deve procurar imediatamente o médico. No entanto, essa já é uma medida emergencial, o ideal mesmo é o homem consultar o urologista periodicamente para prevenir doenças como a varicocele. 80% dos homens que possuem essa doença têm problemas de infertilidade, já que ela afeta a produção dos espermatozoides”

A varicocele é a principal causa tratável de infertilidade masculina, presente em 15% da população masculina. Alguns pacientes ocasionalmente queixam-se de sensação de peso, dor intermitente ou aumento do volume escrotal.
Geralmente congênita, aparece na maior parte das vezes na adolescência e quase nunca na infância. Ela pode ser diagnosticada a partir dos 12 anos.

Diagnóstico e tratamento

O próprio paciente pode notar se há dilatação das veias no saco escrotal com o toque. Esse processo deve ser feito diariamente. No consultório, o urologista pode solicitar exames específicos para o diagnóstico, como a ultrassonografia com doppler, mas o diagnóstico é realizado principalmente pelo exame físico realizado pelo urologista.

“Varicocele não é doença grave se tratada corretamente e no momento adequado. Se a produção de esperma estiver comprometida pela varicocele, a cirurgia é a opção para corrigi-la”.

O especialista diz que a cirurgia é um procedimento simples que requer curto período de internação. Em poucos dias, o paciente retoma suas atividades normais. A correção microcirúrgica de varicocele, quando bem indicada, além de ser excelente opção para devolver a fertilidade natural ao casal, ainda apresenta melhor custo-benefício em relação a qualquer método de reprodução assistida.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo