CULTURA

Após quatro adiamentos, concurso Comida de Buteco começa no dia 30 de julho, em Manaus

Na 21ª, o concurso mais amado do Brasil acontecerá no período de 30 de julho a 22 de agosto, tendo como foco, pela primeira vez na história, o delivery, modalidade que se sobressaiu na pandemia

O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. É neste cenário que acontece, este ano, após quatro adiamentos, o concurso Comida de Buteco, que tem como missão, “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”.

Trinta por cento dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil, tiveram suas portas fechadas. Muitos de forma irreversível, mas vários, quem sabe, reabrirão em um momento, pós-pandemia. Por isso, mais do que nunca, o público pode ajudar, prestigiando durante o concurso, os butecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos.

A presidente do concurso, em Manaus, Eulália Araújo, se solidariza com todas as famílias que atuam direta ou indiretamente no segmento dos butecos. “Os nossos mais profundo respeito às famílias de todos os butecos e suas equipes que foram atingidos pelo vírus, por suas perdas de pessoas e por todas as consequências que a pandemia trouxe às suas vidas e negócios. Da mesma forma nossa reverência às perdas do público fã e frequentador do nosso concurso, nossos parceiros e um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, que seguem acreditando na nossa corrente do bem e continuam conosco neste momento tão difícil”, afirma.

Este ano, pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. No site do concurso (www.comidadibuteco.com.br) será veiculado os telefones dos butecos participantes para que o consumidor possa pedir o petisco diretamente a eles, seja por telefone ou mensagem de what’s app.

“Fizemos vários esforços no sentido de poder realizar o concurso de forma híbrida, isto é, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e também de cada buteco, participar presencialmente” afirma Eulália.

Também foi celebrada parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br. Localizando o endereço que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, aquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

Foi elaborada ainda, uma lista de dicas para os consumidores, para que eles também respeitem as regras e não causem constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público bem como desclassificação no concurso Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente.
“Vamos divulgar estas dicas em nossa comunicação nas redes sociais, website, dentro dos butecos e junto aos veículos de imprensa que fazem a cobertura do concurso. Como exemplo destas recomendações e dicas temos não servir ninguém que não esteja sentado nem efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar”, explica a presidente do concurso.

Salve os butecos

Este ano, além de consumir os pratos participantes do concurso, os frequentadores e admiradores do segmento poderão aderir ao “Salve os Butecos!”, um movimento criado com objetivo de ajudar a gerar fluxo de caixa para ajudar a reerguer esses empreendimentos.

“Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. Nossa meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso”, explica Eulália Araújo.

O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br. As doações poderão ser feitas por meio da conta do Banco Santander, código 033, Agência 1595, Conta Corrente número 130023050, aberta em nome de Comida di Buteco Produções Gastronômicas Ltda., CNPJ: 06.204.569/0001-55.

Pular para o conteúdo