AMAZONASCONSUMIDORDESTAQUE

Ipem-AM fiscaliza panelas de pressão, extintores e fogão a gás, em Manaus e Região Metropolitana

Coordenada pelo Inmetro, a Operação Ambiente Seguro, teve a finalidade de reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a itens de uso doméstico que necessitam de certificação do instituto

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) concluiu, nesta sexta-feira (12/04), a operação Ambiente Seguro no comércio varejista e atacadista de Manaus e Região Metropolitana. Coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo país, a ação verificou se produtos utilizados em residências ou empresas – como panela de pressão, extintores, escadas domésticas, entre outros – têm o selo de certificação do instituto.  

A operação, que teve início no dia 8 de abril, teve a finalidade de reduzir a ocorrência de acidentes relacionados às panelas metálicas e de pressão, serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio, fogão a gás, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico.

Na capital e na Região Metropolitana, as equipes visitaram 19 estabelecimentos comerciais e fiscalizaram 778 produtos de 13 marcas. 

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, as equipes do Setor de Avaliação da Conformidade (DCONF) foram a campo para orientar e fiscalizar se os produtos, alvos da operação, foram fabricados de forma a atender os requisitos das normas e regulamentos técnicos em vigência.

“Os agentes fiscalizaram produtos, utilizados em residências e empresas, que necessitam de certificação compulsória para serem comercializados. Esses itens são regulamentados pelo Inmetro e, obrigatoriamente, devem exibir o selo de conformidade do instituto. O selo comprova que foram testados e atendem os requisitos mínimos de segurança”, explicou Renato Marinho.

Ouvidoria

Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas, podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

4

Fotos: Maria Paula Montenegro/Ipem-AM  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo