SAÚDE

Maternidade Moura Tapajóz prepara plano de ação para reduzir mortalidade neonatal

O QualiNEO reúne as principais ações de qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, Bancos de Leite Humano (BLH) e Prevenção de Infecção

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, anunciou oficialmente sua adesão à Estratégia QualiNEO, do Ministério da Saúde (MS), e nesta quinta-feira (18/03), deu início à elaboração de um plano de ações com o objetivo de reduzir a mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos na unidade.

Com o QualiNEO, o Ministério da Saúde passou a oferecer, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), apoio técnico à MMT, de forma sistemática e integrada, buscando a formação e a qualificação do cuidado e da gestão a partir do estabelecimento de relações colaborativas, promovendo interações, trocas de experiências e conhecimento.

Segundo a diretora da Moura Tapajóz, enfermeira Núbia Cruz, é essencial que a unidade siga evoluindo no processo de atenção ao recém-nascido e a adesão à Estratégia QualiNeo vai garantir esse avanço.

“Já somos certificados como Hospital Amigo da Criança; somos parte da Rede Cegonha, estratégia que proporciona às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto e pós-parto, e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida; e garantimos atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso, sendo referência no Método Canguru. Agora, queremos ir além e vamos aproveitar esse momento principalmente para qualificar a assistência, como nos orienta o prefeito David Almeida”, afirmou a diretora.

A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ivone Amazonas Marques, também participou da reunião e destacou os números positivos apresentados pela MMT já no primeiro momento de monitoramento dos indicadores. “É impressionante e motivador ver o quanto a Moura Tapajóz vem evoluindo nos últimos anos em inúmeros aspectos. Vamos seguir trabalhando, agora com o apoio da Estratégia QualiNEO e integrando todas as diversas ações que já são praticadas de forma isolada, para garantirmos um atendimento de excelência para nossos usuários, tanto mães quanto bebês”, avaliou Ivone Amazonas.

QualiNEO 

A Estratégia QualiNEO foi lançada em 2017 e, inicialmente, foi apresentada aos Estados prioritários – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe – com maior concentração de mortalidade neonatal (acima de 11/1000 nascidos vivos). 

Na primeira fase da estratégia, ainda em 2017, foram selecionadas, no Amazonas, três maternidades para participação no QualiNEO: o Instituto da Mulher Dona Lindu, a Maternidade Balbina Mestrinho, e a Maternidade de Referência Ana Braga, todas localizadas em Manaus.

O QualiNEO reúne as principais ações, para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, tendo como principal desafio a integração da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, Bancos de Leite Humano (BLH), Prevenção de Infecção, Reanimação Neonatal, Transporte Neonatal e alta hospitalar segura.

Pular para o conteúdo