DESTAQUEMANAUS

Mais de 1,4 mil motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados em Manaus, entre janeiro e outubro deste ano

Operações do Detran Amazonas são realizadas diariamente e, nos finais de semana, o foco é direcionado para a “Lei Seca”, quando ocorre a maioria dos flagrantes de embriaguez ao volante

Apesar das medidas de isolamento social, adotadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, que fizeram cair em 80% o número de flagrantes de embriaguez nos meses de abril e maio, pico de contaminação da doença, balanço divulgado nesta segunda-feira (9/11) pelo Departamento Estadual de Transito do Amazonas (Detran-AM) aponta que mais de 1, 4 mil   condutores foram flagrados dirigindo embriagados em Manaus, entre os meses de janeiro e outubro deste ano.

O diretor presidente do Detran-AM lamenta que apesar do peso da multa e da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), muitos motoristas ainda não se conscientizaram da gravidade desse comportamento, que além do prejuízo financeiro, mata e destrói famílias. “Infelizmente, além de a multa ser alta, as pessoas ainda insistem em beber e dirigir. Só que além da multa, esse tipo de infração é autossuspensiva, de modo que, automaticamente, o indivíduo vai responder a um processo de suspensão da CNH”, alerta

Os meses de fevereiro e agosto registraram o maior número de casos de embriaguez ao volante. Em fevereiro, os agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) autuaram 411 condutores embriagados, a maioria no período de Carnaval. Já em agosto esse número foi de 204 casos.

Foi em um final de semana do mês de agosto que o Detran-AM registrou o maior número de flagrantes no teste do bafômetro da história do Órgão. Entre a sexta-feira (21/08) e o domingo (23/08), os agentes do Neot flagraram 62 condutores embriagados.

Nos meses de abril e maio, os flagrantes caíram 80%. Neste ano, nesses dois meses, apenas 44 condutores foram pegos no teste do bafômetro, enquanto que em 2019 foram registradas 225 autuações por alcoolemia nesse período.

Mesmo sendo considerado alto, o número de flagrantes de alcoolemia neste ano foi quase 7% menor que no mesmo período do ano passado. Essa queda está ligada diretamente aos meses de maior impacto da pandemia do novo coronavírus no dia a dia do manauara.

As operações do Detran Amazonas são realizadas diariamente nas ruas de Manaus. Nos finais de semana, o foco é direcionado para a “Lei Seca”, quando ocorre a maioria dos flagrantes de embriaguez ao volante.

Fotos: Divulgação/Detran-AM

Pular para o conteúdo