Novos agentes e frota fortalecem atuação da Guarda Municipal de Manaus
Reforço no efetivo, novos veículos e armamentos ampliam a capacidade operacional da corporação
A Guarda Municipal de Manaus amplia sua estrutura com 217 novos agentes, quase 90 viaturas e armamentos modernos. A criação do primeiro quartel da corporação e a atualização do estatuto reforçam a valorização profissional e melhores condições de trabalho.
O secretário da Semseg, Alberto Siqueira, destaca que o aumento do efetivo permitirá maior presença em terminais de ônibus, escolas e unidades de saúde, ampliando a sensação de segurança.
Além da contratação de novos guardas, a modernização inclui um plano de cargos e salários, garantindo melhor estrutura para a categoria. O prefeito David Almeida ressalta que a transformação fortalece a segurança na cidade. “A Guarda tinha apenas dois carros antigos e nenhuma estrutura adequada. Agora, conseguimos mudar essa realidade”, afirmou.
A entrega das carteiras funcionais marca um momento histórico: pela primeira vez em 77 anos, a Guarda de Manaus conta com uma equipe armada e treinada para patrulhamento e proteção do patrimônio público.
O senador Eduardo Braga defende a criação da Polícia Municipal, modelo que integraria guardas municipais às forças estaduais e federais. “A municipalização da segurança é um debate necessário”, destacou.
Com os investimentos e novos projetos, a expectativa é que mais 120 guardas sejam convocados até o final do ano, fortalecendo a segurança da capital amazonense.