DESTAQUESUSTENTABILIDADE

Amazonas promove diálogos para construção do Plano Estadual de Bioeconomia

Evento reunirá diversos setores da sociedade para elaborar um plano estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável da região

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizará o evento Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, um espaço aberto para escuta e colaboração na construção de um plano estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável do estado.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/U5FgdiKm6rhkTC5M7.

O evento acontecerá no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), localizado na Avenida Danilo Matos Areosa, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, e reunirá representantes de diversos setores da sociedade.

Segundo o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, o encontro busca garantir a participação ativa de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais (PQCTs), organizações da sociedade civil, startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos na construção do plano.

“Essas pessoas são as que realmente conhecem e vivem da bioeconomia. Por isso, construir esse plano ao lado da sociedade e desses segmentos fundamentais é essencial para o Amazonas e para o Brasil. A bioeconomia está na agenda nacional e global, e precisamos avançar. Essa é a determinação do governador Wilson Lima”, enfatizou Serafim.

A chefe do Departamento de Bioeconomia da Sedecti, Milena Barker, destacou que a iniciativa visa alinhar o desenvolvimento do setor às necessidades das populações locais e do setor produtivo.

“A orientação do governador Wilson Lima e do secretário Serafim Corrêa é garantir que todos se sintam parte da construção do Plano Estadual de Bioeconomia. Por isso, ele será elaborado com a participação de diversos setores da sociedade em todos os municípios do Amazonas. Essa abordagem permite uma visão mais abrangente, considerando as necessidades locais e alinhando interesses para um plano mais eficaz”, afirmou Barker.

Desenvolvimento sustentável

A bioeconomia tem se consolidado como um dos principais caminhos para o desenvolvimento sustentável do Amazonas, unindo preservação ambiental, inovação e geração de renda. O Plano Estadual de Bioeconomia será um marco para fortalecer cadeias produtivas baseadas no uso sustentável da biodiversidade amazônica.

“Além de impulsionar o desenvolvimento sustentável, o plano também abrirá oportunidades para atrair novos investimentos, fomentar tecnologias inovadoras e criar incentivos estratégicos”, acrescentou Milena Barker.

Após o evento, a Sedecti dará continuidade às Escutas Regionais, que acontecerão em diversas cidades do interior do estado. A partir dessas contribuições, será consolidada e validada a primeira versão do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.

Fotos: Bruno Leão/Sedecti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo