Notícias Corporativas

Benefícios cognitivos sustentados por dois anos do hidrometiltionina mesilato (HMTM) são indicados pelo ensaio LUCIDITY da TauRx

A TauRx Pharmaceuticals Ltd., líder mundial em pesquisa baseada na proteína tau na doença de Alzheimer (DA), apresentou os dados de 24 meses do seu ensaio LUCIDITY de Fase 3 do hidrometiltionina mesilato (HMTM) na Conferência AD/PD™ 2024 sobre Doenças de Alzheimer e Parkinson em Lisboa (Portugal).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240307839512/pt/

Co-founder and CEO, Professor Claude Wischik (Photo: Business Wire)

Co-founder and CEO, Professor Claude Wischik (Photo: Business Wire)

Novos dados de 24 meses mostram benefícios sustentados em todo o espectro da doença, desde a demência precoce até a moderada. As análises que compararam os participantes do estudo com dados do mundo real e controles meta-analíticos estreitamente combinados mostraram uma progressão significativamente reduzida da doença nos participantes do ensaio LUCIDITY. No subgrupo de doença inicial houve uma importante diminuição na transição para o estágio de demência da DA.

O HMTM é um inibidor da agregação de tau desenvolvido para reduzir a patologia da tau na DA. O LUCIDITY comparou a mudança nos resultados cognitivos e funcionais padrão e perda de volume cerebral em participantes com DA em estágio inicial a moderado tratados com HMTM em uma dose de 16 mg/dia com um grupo de controle durante 12 meses, seguido por uma fase aberta onde todos receberam 16 mg /dia do HMTM por mais 12 meses. O dados de biomarcadores sanguíneos anunciados no ano passado mostraram que 16 mg/dia do HMTM produziu uma redução de 95% na alteração na concentração sanguínea da cadeia de neurofilamentos leves (NfL) em relação ao grupo de controle (p=0,0291). A NfL no sangue fornece uma medida da progressão da neurodegeneração no cérebro.

A partir dos dados compartilhados hoje, os participantes na fase inicial da DA que receberam 16 mg/dia do HMTM permaneceram significativamente acima do valor basal até 18 meses e só regressaram aos valores iniciais após 24 meses. Dentro desse subgrupo, a progressão dos sintomas para o estágio de demência da doença foi significativamente menor do que no grupo de controle. Além disso, uma análise mais profunda desse subgrupo mostra que o grupo controle diminuiu significativamente abaixo da sua linha de base, apesar da mudança para 16 mg/dia após 12 meses na fase aberta (p=0,0308 para a diferença de casos observados na ADAS-Cog13, sendo um medida mais precisa para doença precoce).

Sobre os resultados, o professor Claude Wischik, CEO e presidente executivo da TauRx, explicou: “Os novos dados mostram que o benefício pode ser mantido ao longo de 24 meses e destacam a importância de iniciar o tratamento com HMTM no início do processo da doença. Os resultados também são consistentes com pesquisas anteriores que mostram que o HMTM combina dois modos de ação independentes: inibição da patologia de agregação de tau no cérebro e uma segunda atividade sintomática. Ficamos surpresos ao descobrir que a concentração sanguínea do fármaco ativo segue um perfil atípico ao longo de 12 meses, atingindo níveis suficientes para atividade sintomática, mesmo em doses muito baixas.

Há fortes evidências de que o HMTM afeta a patologia tau subjacente da DA. Quando comparamos nossos resultados com dados de história natural do mundo real, como os do banco de dados da Iniciativa de Neuroimagem da Doença de Alzheimer1 e controles meta-analíticos de braços de placebo de vários ensaios de DA em populações de pacientes semelhantes, encontramos diferenças estatisticamente significativas nos resultados cognitivos e funcionais que apoiam os benefícios do HMTM2. Com a combinação de um forte perfil de segurança e acessibilidade oferecida por um medicamento administrado por via oral, o HMTM demonstra ser uma opção de tratamento potencial única para pacientes e médicos”.

Alistair Burns, professor emérito de Psiquiatria para Idosos na Universidade de Manchester e ex-diretor clínico nacional de Demência da Inglaterra, observou: “Chegamos a um momento emocionante no campo do tratamento da doença de Alzheimer. Depois de uma geração sem novas terapias, estamos prestes a ter uma série de novos tratamentos, incluindo uma terapia oral direcionadaàtau, que tem o potencial real de retardar o processo da doença. Trata-se de uma ótima notícia para as pessoas com doença de Alzheimer, suas famílias e cuidadores”.

À luz dos dados compartilhados, o HMTM tem ampla aplicabilidade prospectiva para um vasto grupo demográfico, contribuindo para a equidade de acesso a novas opções de tratamento. A TauRx iniciou um compromisso regulatório no Reino Unido e nos EUA para a aprovação do produto. Outros territórios seguirão em linha com os planos para incrementar a comercialização do HMTM.

Para mais informações, acesse: https://taurx.com/ ou https://adpd.kenes.com/ .

Referências: 1. ADNI, https://adni.loni.usc.edu/ ; 2. Os valores P para a diferença na ADAS-Cog11 aos 24 meses foram p=0,035 e para a ressonância magnética do volume cerebral total aos 24 meses foram p=0,004 quando os resultados do braço do grupo de tratamento do HMTM são comparados com o ADNI correspondente. Os valores P para todos os resultados que comparam o tratamento com HMTM com os braços de placebo de outros estudos durante 18 meses foram p<0,0001.

PATOLOGIA DE TAU NO ALZHEIMER

A partir de programas de investigação especializados, entende-se que certos fatores relacionados com a idade levam ao mau-dobramento eàagregação das proteínas tau, eàsubsequente formação de emaranhados da tau na doença de Alzheimer. A agregação patológica da proteína tau perturba e danifica a função neuronal. O processo começa muitos anos antes de os sintomas de demência serem observados. Foi comprovado que a patologia Tau se correlaciona com o declínio clínico (perda de memória e capacidade de cuidar de si mesmo) comumente observado em pessoas com Alzheimer, estabelecendo-a como um alvo importante para o tratamento. O HMTM é, principalmente, um inibidor da agregação da tau, atravessando eficazmente a barreira hematoencefálica para atingir a origem do processo prejudicial. Sua ação farmacológica secundária é sintomática por meio do aumento dos níveis de acetilcolina em partes do cérebro essenciais para as funções de memória.

SOBRE O LUCIDITY

Concluído em junho de 2023, o LUCIDITY foi um ensaio clínico duplo-cego randomizado controlado de Fase III comparando mudanças ao longo de 12 meses nos resultados cognitivos, funcionais e de atrofia cerebral em doses do HMTM de 16 mg/dia, 8 mg/dia e cloreto de metiltionina (MTC) em uma dose de 4 mg duas vezes por semana como controle em uma aleatorização 4:1:4, com uma subsequente fase de extensão aberta e cega de 12 meses em que todos os participantes receberam 16 mg/dia. A dose de 8 mg/semana do MTC foi usado no grupo de controle para manter o cegamento do estudo devidoàleve coloração urinária, que é um efeito colateral inofensivo conhecido do medicamento. As medições da ADAS-Cog11, ADCS-ADL 23 e ressonância magnética de volume cerebral total foram realizadas aos 12 e 24 meses em comparação com o valor basal.

SOBRE A TAURx PHARMACEUTICALS LTD

A TauRx foi fundada em 2002 em Singapura, com instalações e operações de pesquisa primária com sede em Aberdeen (Escócia). A empresa dedicou as últimas duas décadas ao desenvolvimento de tratamentos e diagnósticos para a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas devidoàagregação patológica de tau e outras proteínas.

A doença de Alzheimer é uma das principais causas de incapacidade e morte no mundo todo e é um dos mais importantes problemas de saúde pública global. A TauRx contribuirá para atender a esta necessidade não atendida com dados do LUCIDITY e busca de aprovações regulatórias em linha com seus planos gerais para disponibilizar o HMTM a pessoas que vivem com Alzheimer. Pesquisas futuras estão planejadas para outras doenças neurodegenerativas relacionadas. https://taurx.com/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Reino Unido: Aspect, kirstie.rennie@weareaspect.com

EUA: Uncapped Communications, TauRx@uncappedcommunications.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Pular para o conteúdo