Notícias Corporativas

Setor automobilístico tem alta de 8,8% em 2023, aponta Anfavea

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou saldo positivo em 2023 no setor automotivo, com a soma de 2,29 milhões de emplacamentos: uma alta de 8,8% sobre 2022. Inicialmente, a projeção da entidade era de 6%. Para 2024, a expectativa é que as vendas cheguem a 2,45 milhões de autoveículos, que representam aumento de 7% em relação à 2023. Na divisão por grandes segmentos, a estimativa é de alta de 6,6% para automóveis e comerciais leves e de 14,1% para veículos pesados.

A diminuição gradativa da taxa de juros é mais um fator que favorece o segmento automotivo por conta dos financiamentos no Brasil. Em 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) baixou a taxa Selic em 0,5% em três vezes consecutivas e a estimativa é que as mesmas reduções sigam no próximo ano, até que a taxa alcance a casa dos 9% no mês de dezembro.

Marcelo Ciscato, CEO da Alias, empresa de tecnologia fornecedora de soluções para empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos, enxerga o cenário como positivo. “Nosso objetivo, em 2024, é continuar nosso projeto de expansão e levar para outros estados nossas soluções. Hoje, estamos presentes em 13 estados brasileiros”.

O principal produto da Alias é o E-Registro, que efetua a gestão, arquivamento e automação do registro de contratos de financiamento de veículos com alienação fiduciária, por meio de um processo on-line. “Na prática, nosso sistema reduz a burocracia do processo e faz o registro de contratos de financiamento para as instituições credoras e órgãos públicos, como os Detrans, e revendedores de veículos. Para se ter uma ideia, o cliente pode sair da concessionária com toda a documentação pronta”, relata Ciscato.

O E-Registro atende 293 instituições financeiras de grande, médio e pequeno porte do Brasil.

Pular para o conteúdo