AMAZONASCIDADANIADESTAQUE

Indígenas do Amazonas participam de programa de inclusão digital do governo e acesso a novas tecnologias

Foram entregues 20 computadores para atividades administrativas indígenas, fortalecendo o desenvolvimento técnico de cada entidade pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam)

A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), doou 20 computadores para associações e comunidades indígenas. A ação faz parte do compromisso com os povos tradicionais e a inclusão na era digital.  A entrega dos equpamntos foi realizada na sede da Fepiam, na terça-feira (19/12), localizada na avenida Torquato Tapajós, com os representantes das entidades beneficiadas e diretores da fundação

“A inclusão digital é fundamental para o desenvolvimento dos povos indígenas. A tecnologia pode ajudar as comunidades a se comunicarem com o mundo exterior, acessar informações e desenvolver novas formas de geração de renda”, afirma o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão.

No total, foram entregues 20 computadores para atividades administrativas indígenas, fortalecendo o desenvolvimento técnico de cada entidade

“A Fepiam está comprometida em promover a inclusão digital dos povos tradicionais. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as comunidades a se desenvolver e a ser mais autônomas”, diz o diretor-administrativo e financeiro da Fepiam, Carlos Alexandre.

Os equipamentos beneficiam a comunidade Nações Indígenas; a coordenação indígena de Manaus e entorno; a comunidade Inemãnatã Apurinã; a Comunidade Indígena e de Moradores do Parque das Tribos – (Aimpat); o Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas; a Associação Etno Ambiental Beija-flor; o Parque das Tribos; a Associação Raimundo Mura; a Organização de Lideranças Indígenas Mura de Careira da Várzea – (Olimcv); a Associação Indígena Kokama Imakaria Kiwitana; a Associação Indígena Ajuricaba Mura; a Associação Comunidade Wotchimaucu; o Instituto de Apoio aos Povos Originários do Amazonas – (Iapoam); a Associação Beneficente Intercultural Kokamas do Amazonas – (Abikam); a Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas; o Conselho Indígena Mura; a Associação Indígena de Multi Etnias do Amazonas; a Associação das Comunidades Indígenas Kokamas e a Associação Indígena Kokama Dois Irmãos.

“É uma iniciativa importante, pois contribui para o etnodesenvolvimento e autonomia, através da tecnologia”, analisa o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam.

Foto: Divulgação/Fepiam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo