AMAZONASDESTAQUEMEIO AMBIENTE

Amazonas e Banco Mundial discutem proposta de financiamento de até R$ 200 mi para o Amazonas

Esses recursos serão fundamentais para financiar parte das metas de metas de restauração florestal e zeragem do desmatamento, lançado pelo governador Wilson Lima na COP em Dubai

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) se reuniu, nesta terça-feira (19/12), na sede da pasta, com representantes do Banco Mundial, Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), para elaborar uma carta-consulta com proposta de financiamento de até R$ 200 milhões para as agendas prioritárias do programa Amazonas 2030.

O encontro é a continuação das discussões de metas anteriores, recontextualizadas dentro do cenário de mudanças climáticas enfrentadas pelo Amazonas. Na nova proposta, serão contempladas as metas de restauração florestal e zeragem do desmatamento líquido até 2030, aumento de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e Certidões de Direito Real de Uso (CDRUs), estratégias de fomento da bioeconomia, dentre outras partes.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, este processo irá ajudar na obtenção de um empréstimo do Banco Mundial para o Amazonas.

“Esses recursos serão fundamentais para financiar parte das metas do Amazonas 2030, lançado pelo governador na COP em Dubai. Queremos viabilizar as concessões de terras para manejo e restauração, estimular as cadeias produtivas sustentáveis, zerar o desmatamento, e isso só é possível mediante financiamentos, como o discutido aqui hoje”, explicou.

Carta-Consulta

A carta-consulta é um documento que descreve ações e custos previstos na execução de projetos a serem contratados com recursos externos, que também mostra a contrapartida oferecida pelo recebedor. Uma vez elaborada, a carta-consulta do Amazonas será encaminhada ao governo federal, juntamente com outros projetos de estados e municípios diversos, conforme explica o controlador-geral da Sefaz, Alessandro Moreira.

Juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a UGPE colaborou com a Sema na elaboração da carta-consulta, uma vez que os programas contemplados têm como objetivo o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

Banco Mundial

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. Além de ser agente implementador do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), a instituição provê financiamento, consultoria política e assistência técnica aos países parceiros.

Para o especialista ambiental sênior do Banco Mundial, Werner Kornexl, o Amazonas possui um grande diferencial por ser o estado com maior floresta nativa do mundo. Porém, este diferencial não é reconhecido, tanto na esfera nacional quanto internacional.

“O Amazonas não tem o reconhecimento que merece pelos seus benefícios ambientais e hídricos que fornece. Para nós, este estado tem uma certa prioridade por causa disso. A gente está tentando verificar e apoiar a gestão de recursos naturais, mas também melhorar a situação fiscal do estado para atender essas demandas específicas que tem aqui”, disse.

Conforme Werner, do empréstimo estipulado, parte dos recursos vai para investimentos em bioeconomia, em termos de políticas públicas, concessões florestais e estruturação de mercados estaduais para compra desses produtos.

Foto: Noir Miranda/Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo