Notícias Corporativas

No mês das mães, cooperativa reforça iniciativas para mulheres empreendedoras

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2021), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, o Brasil possui cerca de 43 milhões de empreendedores. Dentro desse número, 45,6% são mulheres, ou seja, mais de 19 milhões, número que coloca o país na sétima posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino. Na região Nordeste, a edição 2022 do Mapa de Negócios de Impacto aponta que 50% das empresas mapeadas têm como principal fundadora uma mulher e 70% têm, pelo menos, uma empreendedora na liderança.

Por isso, a importância de programas de incentivo ao empreendedorismo feminino, por meio de ações que visam promover a equidade de gênero e fortalecer o papel da mulher no mercado de trabalho.

Nesse sentido, as cooperativas da Central Sicredi Nordeste têm investido em ações que ajudam a formar empreendedoras, estimulando o empreendedorismo feminino e ajudando a criar um ambiente de negócios mais justo e igualitário.

Entre as iniciativas propostas estão as linhas de crédito específicas para mulheres empreendedoras, com taxas de juros diferenciadas e condições especiais de pagamento. A instituição também oferece capacitação e treinamento voltados para mulheres que desejam empreender ou que já possuem um negócio próprio.

Além disso, durante o ano, as cooperativas também promovem campanhas de conscientização sobre a importância do empoderamento feminino e da equidade de gênero, destacando o papel das mães empreendedoras como agentes de transformação social e econômica, um exemplo disso é a criação do Comitê Mulher, já implementado nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Alagoas, com estimativa de expansão nos demais estados da Região Nordeste.

Segundo a assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Nordeste, Cristiane Cavalcanti, “o empreendedorismo feminino é uma das grandes iniciativas para o desenvolvimento econômico e social do país, e o Sicredi apoia as mulheres que desejam empreender e contribuir para a construção de um mundo mais igualitário e justo”.

Premiação

Em abril, o Sicredi recebeu o prêmio Environmental Finance Bond Awards, na categoria Empréstimo Social para mulheres empreendedoras. O reconhecimento foi concedido à captação de US$ 100 milhões para financiar micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. A operação foi realizada em parceria com a International Finance Corporation (IFC), com a expectativa de beneficiar de 10 a 15 mil mulheres empreendedoras com o recurso.

Além da iniciativa premiada, o Sicredi tem buscado outros recursos no mercado nacional e internacional, com o objetivo de fomentar o crédito e apoiar ainda mais empreendedoras brasileiras.

Pular para o conteúdo