Notícias Corporativas

CEAP abre processo seletivo para cursos técnicos gratuitos

Dados do terceiro trimestre de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o desemprego é um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil atualmente. A taxa de desemprego no país é de 8,7%, o que representa 9,5 milhões de brasileiros sem trabalho. Além disso, há ainda 4,3 milhões de pessoas desalentadas, ou seja, que gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego por acreditar que não encontrariam.

Os jovens são os mais afetados pela falta de emprego, segundo o IBGE. Cerca de 34,9% das pessoas entre 25 e 39 anos estão desocupadas, assim como 30,3% entre 18 e 24 anos. Além disso, muitos jovens também não estão estudando: de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 15% dos brasileiros entre 15 e 29 anos – o equivalente a 7,6 milhões de pessoas – não frequentam a escola formal, não trabalham e nem procuram emprego, sendo chamados de “jovens nem-nem-nem”.

Diante deste cenário, uma das missões do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP) é impedir a evasão escolar e oferecer ferramentas para que jovens tenham mais oportunidades de conseguir um trabalho. A organização oferece uma variedade de cursos, incluindo Administração, Informática, Redes de Computadores, Produção Audiovisual e o curso livre Maker.

“Buscamos estimular reflexões sobre valores, princípios e fatores comportamentais”, explica o diretor pedagógico Paulo Henrique Neiva. “Valorizamos a personalidade e as habilidades de cada um, estimulando o aprimoramento das competências. Queremos desenvolver em cada jovem o senso de autonomia e protagonismo da própria vida.”

O CEAP está oferecendo aos jovens a oportunidade de fazer um ensino gratuito que vai além das competências técnicas, seu foco é formar profissionais verdadeiramente íntegros e bem desenvolvidos socioemocionalmente.

Os cursos técnicos de Informática e Redes de Computadores proporcionam aos alunos uma formação completa, com conceitos básicos e habilidades mais avançadas de programação e desenvolvimento de software. Eles abrangem diversas áreas, desde a introdução aos sistemas operacionais e redes de computadores até a programação básica e avançada em diferentes linguagens. O curso é composto por 4 semestres e o aluno sai com diploma técnico reconhecido pelo Ministério da Educação.

Por sua vez, o curso técnico de Administração de Empresas oferece aos estudantes uma formação completa para se tornarem gestores em empresas e organizações de diferentes setores. Em sua grade, são abordados temas como gestão de pessoas, finanças, marketing, logística, estratégia empresarial e empreendedorismo. A formação em Administração é valorizada pelo mercado de trabalho e oferece boas oportunidades de carreira em empresas de todos os portes e setores da economia.

Por fim, no curso técnico de Produção Audiovisual, os alunos aprendem habilidades técnicas e criativas para a produção de conteúdo audiovisual, desde a linguagem cinematográfica até produção de vídeos para internet, documentários, direção de fotografia, som, edição e pós-produção. Além disso, também inclui disciplinas sobre gestão de projetos e empreendedorismo.

As inscrições para o processo seletivo do CEAP estão abertas até o dia 31/05/2023 e podem ser realizadas clicando aqui. O processo seletivo contará com uma prova presencial que será realizada no dia 03/06/2023. Após aprovado na primeira etapa, o candidato terá uma entrevista com seus responsáveis, com data e hora marcadas pelo CEAP. Os cursos terão início em agosto de 2023.

SOBRE O CEAP

Fundado em 1985, o CEAP é uma organização não governamental sem fins lucrativos que oferece cursos de formação e qualificação profissional gratuitos sob o modelo de escola técnica e profissionalizante. A cada ano, cerca de 1.100 jovens entre 10 e 18 anos, matriculados no ensino regular e em situação de alta vulnerabilidade social, são atendidos pela instituição. Além do enfoque na formação técnica e profissional, o CEAP também valoriza a formação cidadã dos atendidos. Para isso, desenvolveu, ao longo de 37 anos, uma metodologia com dois pilares principais: a educação personalizada, que reconhece cada beneficiário como um indivíduo único e especial, e a participação da família no processo de formação de cada indivíduo. Desde sua fundação, o CEAP já atendeu mais de 20.000 pessoas em situação de alta vulnerabilidade social e obteve um resultado impressionante: 70% dos alunos formados encontram emprego em até três meses.

Site oficial: https://www.ceappedreira.org.br/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/1188578

Instagram: https://www.instagram.com/ceap.pedreira/

Facebook: https://web.facebook.com/ceap.pedreira/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2qzxiF8UhsLAvy6LWCMd3g

Pular para o conteúdo