Notícias Corporativas

Cartão de crédito pode facilitar viagem de última hora no carnaval

Nesta semana, muitos brasileiros buscam oportunidade de fazer uma viagem de carnaval, aproveitar o feriado e conhecer algum lugar novo, mas nem sempre o orçamento permite. No entanto, é possível organizar o passeio de última hora, sem muitos custos, usando os benefícios do cartão de crédito e sem comprometer o planejamento financeiro, mesmo que o feriado já esteja bem próximo. Oficialmente, a folia está marcada para segunda-feira e terça-feira, dias 20 e 21 de fevereiro, mas os foliões costumam iniciar os blocos e desfiles sempre na sexta-feira anterior, emendando o fim de semana com o feriado.

Popularmente apelidado de dinheiro de plástico quando surgiu ainda na década de 1950, nos Estados Unidos, o cartão de crédito é um aliado do consumidor, principalmente quando surgem imprevistos. Segundo pesquisa realizada pela Serasa, 29% dos brasileiros têm cinco ou mais cartões de crédito, enquanto 18% afirmaram ter quatro. Já a parcela que tem três cartões corresponde a 23%, ao passo que 21% têm dois. Apenas 9% utilizam somente um cartão de crédito.

“O cartão de crédito só é considerado um vilão para quem não sabe usá-lo”, comenta Carolina Ramos, diretora superintendente da cooperativa de crédito Unicred Central Multirregional. “Quem aprende a utilizá-lo tem grandes benefícios, que auxiliam não só na organização financeira, mas também proporcionam autonomia e liberdade na hora de realizar sonhos, mesmo que seja uma oportunidade de viagem de última hora, por exemplo. Mas claro que é importante planejar, não fazer loucuras, utilizar de maneira consciente para que as parcelas futuras caibam no orçamento de cada um e não virem uma bola de neve”, complementa.

Atualmente, existem inúmeras vantagens para os consumidores, o que torna os gastos com viagens mais em conta, até mesmo para quem vai para o exterior. Muitos cartões disponibilizam, para usuários em viagens, reembolso para perda ou roubo de bagagem, perda de conexão aérea, atraso de embarque, cancelamento de viagem, seguro de emergência médica internacional, entre outras facilidades.

Há ainda a opção de economizar com a passagem aérea por meio dos programas de acumulação de pontos ou recompensas que os cartões de crédito oferecem. Esses programas consistem num método de acumular e resgatar.

Na instituição comandada por Carolina Ramos, há um programa de recompensa que alia as vantagens do cooperativismo com uma experiência premium. “O cooperado pode investir no futuro e trocar os seus pontos por aporte na previdência privada, por crédito em conta corrente ou pode planejar as suas próximas férias acumulando pontos para compra de passagens áreas”.

Caso o consumidor queira fazer uma viagem internacional para curtir a folia – ou fugir dela –, é preciso ter em mente que o valor do dólar pode interferir no valor da fatura. Além disso, os gastos feitos em moeda estrangeira usando cartão de crédito, débito ou pré-pago estão sujeitos à cobrança de 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Na maioria dos cartões de crédito, a taxa de câmbio utilizada é o dólar turismo, mas na cooperativa a taxa do dólar é a Ptax, que é bem menor”, comenta Carolina.

Pular para o conteúdo