DESTAQUEECONOMIASETOR PRIMÁRIO

Embrapa apresenta nova tecnologia para aumentar resistência e produtividade do guaraná cultivado no Amazonas

Empresa possui um programa de melhoramento genético do guaranazeiro, visando o desenvolvimento de cultivares adaptadas a diferentes ambientes no Norte e Nordeste brasileiro

Informações sobre a BRS Noçoquém, cultivar de guaranazeiro de reprodução por sementes, serão apresentadas no Dia de Campo “Tecnologia para o cultivo do guaraná” que acontece nesta terça-feira (29/11), das 8h ao meio dia, na Embrapa Amazônia Ocidental, localizada no quilometro 29 da rodovia AM-010, em Manaus.

O evento é uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental, em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Coca-Cola do Brasil, com informações direcionadas a técnicos e agricultores, especialmente produtores de guaraná.

A cultivar de guaranazeiro BRS Noçoquém, lançada pela Embrapa em 2021, possui resistência à principal doença que afeta o guaranazeiro, a antracnose, além de permitir aumento de produtividade.

Na primeira estação do Dia de Campo “Tecnologia para o cultivo do guaraná” as informações técnicas sobre a BRS Noçoquém serão apresentadas pelo pesquisador André Atroch, da Embrapa Amazônia Ocidental, e os participantes terão oportunidade de conhecer as plantas desse guaranazeiro no campo experimental.

A Embrapa Amazônia Ocidental possui um Programa de Melhoramento Genético do Guaranazeiro, visando o desenvolvimento de cultivares adaptadas a diferentes ambientes no Norte e Nordeste brasileiro, estáveis em termos produtivos, de alta produtividade, resistentes às principais doenças do guaranazeiro.

Na segunda estação do Dia de Campo, as informações serão apresentadas pelo agrônomo João Carlos Júnior, da Coca-Cola Brasil, e pelo engenheiro florestal, Philippe Schmal, coordenador de projetos do Imaflora.

O tema será o projeto Olhos da Floresta, desenvolvido pela Imaflora e a Coca-Cola do Brasil, com objetivo de fomentar a agricultura familiar, a produção sustentável do guaraná na região, criando oportunidades de inclusão social, geração de renda e uso racional dos recursos naturais.

Pular para o conteúdo