DESTAQUEPOLÍTICA

Atos pró-Lula ocupam ruas de Manaus e outras capitais

Mobilização nacional reuniu movimentos sociais, estudantes e apoiadores do presidente, que participou de manifestação na avenida Paulista, em São Paulo

Manifestações em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam ruas e espaços públicos de diferentes cidades brasileiras no domingo (11), em uma mobilização nacional que reuniu estudantes, movimentos sociais, organizações políticas e coletivos culturais a duas semanas do segundo turno presidencial.

Em Manaus, o movimento “Vira, Vira Lula” reuniu milhares de pessoas em uma caminhada que começou no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, e avançou pelas principais vias do Centro da capital.

A concentração começou às 16h, mas a manifestação ultrapassou o entorno do teatro e seguiu pela rua 10 de Julho e pelas avenidas Getúlio Vargas e Sete de Setembro, atravessando a ponte Benjamin Constant em direção à região do Parque Senador Jefferson Péres e do Largo do Mestre Chico.

A mobilização entrou pela noite, encerrando-se por volta das 20h. Famílias, estudantes universitários, professores, sindicalistas, artistas e representantes de movimentos sociais participaram da caminhada.

O ato foi articulado por organizações estudantis, entre elas a União dos Estudantes do Estado do Amazonas (UEE-AM) e a União da Juventude Socialista (UJS), além de coletivos e lideranças partidárias.

Lula participa de ato na Paulista

Em São Paulo, o presidente Lula participou da “Marcha pela Democracia”, realizada na avenida Paulista, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), governadores e parlamentares.

A manifestação foi organizada por movimentos sociais, entidades estudantis e coletivos independentes, incluindo grupos de fãs de artistas nacionais e internacionais, conhecidos como fandoms.

O evento também contou com a participação de organizações ligadas à educação, movimentos culturais e representantes de diferentes segmentos sociais.

Durante sua participação, Lula destacou a importância da mobilização dos eleitores para o segundo turno e abordou temas como educação, direitos trabalhistas e o fim da escala de trabalho 6×1.

A manifestação em São Paulo ocupou vários quarteirões da avenida Paulista. Não houve contagem independente que permitisse confirmar a estimativa de público apresentada pela campanha.

Juventude participa das mobilizações

A presença de estudantes e jovens integrantes de movimentos sociais foi uma das características dos atos realizados em diferentes regiões do país.

A mobilização ocorreu em meio a uma série de manifestações convocadas por organizações estudantis, sindicatos, coletivos e partidos políticos para ampliar a participação de eleitores na etapa final da disputa presidencial.

No Amazonas, a caminhada também reuniu militantes de diferentes gerações, incluindo pessoas que participaram de movimentos pela redemocratização brasileira e jovens que passaram a atuar mais recentemente na política.

Além das manifestações em apoio à reeleição de Lula, os participantes defenderam pautas relacionadas à educação pública, direitos sociais, proteção ambiental e redução da jornada de trabalho.

Mobilização antecede segundo turno

Os atos ocorreram duas semanas antes do segundo turno presidencial, marcado para 25 de outubro, quando Lula enfrentará Flávio Bolsonaro (PL).

A disputa intensificou a agenda de manifestações, debates, encontros políticos e atividades de campanha em diferentes regiões do Brasil.

Em Manaus, a caminhada de domingo ganhou destaque pela extensão do percurso e pela participação de milhares de pessoas, conectando a mobilização local às manifestações realizadas no restante do país.

Imagens: Orlando Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo