Biocombustíveis: equipe de transição vai expor planos na Câmara dos Deputados

Três integrantes da equipe de transição de governo confirmaram presença na Câmara dos Deputados, na próxima 3ª feira, 22/11, para falar sobre os planos do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva sobre os biocombustíveis: o senador Carlos Fávaro e o deputado federal Neri Geller (ex-ministro da Agricultura), que integram o grupo técnico de Agricultura; e o ex-Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos. Ele é assessor da ex-Ministra Tereza Campello e a representará no encontro no Parlamento. A ex-Ministra integra o grupo técnico de Assistência Social da equipe de transição.

No caso do biodiesel, a expectativa é que o senador Fávaro, o deputado Geller e Arnoldo de Campos anunciem, ou pelo menos sinalizem, no dia 22, como ficará o teor de mistura ao diesel mineral a partir de janeiro. Atualmente, o teor está em apenas 10% e os produtores informam que podem aumentar a produção para cumprir uma mistura de até 15% no momento. Segundo os produtores de biodiesel, o aumento do teor atenderia a agenda global contra os riscos climáticos, tema central da COP27, encerrada em 18/11, no Egito – que conta com apoio do presidente eleito -, além de provocar uma grande movimentação econômica no país e proporcionar a eventual redução de importação de diesel mineral.

Ex-Ministro confirma aumento da mistura de biodiesel ao diesel

Os produtores de biodiesel precisam desse posicionamento antecipado para planejar todo o processo de produção, a exemplo da compra de matérias-primas (como óleo de soja, resíduos vegetais e animais etc.), logística, entre outras providências. Neri Geller declarou esta semana que “a volta da discussão do biodiesel, de aumentar (a mistura) de 10%, que está hoje, voltar para 12%, 13% e, ano que vem, voltar para 15%, é uma das pautas do próprio Presidente da República (Lula), sinalizando para a agropecuária que ele está do lado da produção; isso fará com que a imagem nossa da produção vá para fora do país como uma imagem positiva, de quem trabalha a energia limpa”, disse.

Frentes parlamentares receberão os integrantes da equipe de transição

Os três representantes da equipe de transição serão recebidos no auditório Freitas Nobre, no anexo 4 da Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 9h, pelos senadores e deputados federais da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Os deputados federais Pedro Lupion e Sérgio de Souza, respectivamente, presidentes da FPBio e da FPA, confirmaram presença, assim como o deputado federal Márcio Macedo. O senador Carlos Fávaro é, inclusive, coordenador-geral da FPBio.

A apresentação dos integrantes da equipe de transição será feita ao longo da programação do seminário “As externalidades da Política Nacional de Biodiesel: Desafios e Expectativas do Setor”. Também participarão empresários e dirigentes de entidades da área de biocombustíveis; gestores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); do Ministério da Agricultura; do governo de Goiás; representantes de cooperativas e de agricultores familiares, que integram a cadeia produtiva do biodiesel; entre outros.

O setor do biodiesel será representado, entre outros, por André Nassar, Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE); Júlio César Minelli, Diretor-Superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO); Donizete Tokarski, Diretor-Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO); Leonardo Zilio, Diretor de Relações Governamentais da Oleoplan.

O evento vai acontecer das 9h às 17h30 e será transmitido pelo canal da Câmara no YouTube. As inscrições para participar presencialmente estão abertas e são gratuitas por meio do link – https://bit.ly/3digrr4. A programação e os participantes podem ser vistos por meio do link – https://is.gd/PROGRAMA_SEMINARIO_FPBIO.

Serviço

Seminário “As externalidades da Política Nacional de Biodiesel: Desafios e Expectativas do Setor”

Data e Local: 22/11 // Auditório Freitas Nobre, Anexo 4, Câmara dos Deputados

Horário: das 9h às 17h30

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/3digrr4

Programa e Palestrantes: https://is.gd/PROGRAMA_SEMINARIO_FPBIO

Transmissão online: https://www.youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial

Organizador do Seminário: Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio)

Skip to content