DESTAQUEELEIÇÕES 2022

Bancada feminina na Assembleia Legislativa do Amazonas tem novos nomes, mas continua do mesmo tamanho

Parlamento estadual como um todo registrou uma renovação superior a 40%, com nomes tradicionais da política amazonense. Entre as mulheres, das cinco, apenas três conseguiram se reeleger

De acordo com a Justiça Eleitoral, as mulheres formam a maioria da população apta a votar nas eleições deste ano, no Amazonas, sendo 51% do total. Entretanto, o resultado das urnas ficou longe dessa proporcionalidade. Nenhuma das candidatas à Câmara Federal e ao Senado conseguiram se eleger e, para o parlamento estadual, apenas cinco foram eleitas, mantendo a mesma representatividade da atual legislatura.

Na próxima legislatura, apenas cinco das 24 cadeiras do parlamento serão ocupadas por mulheres, o mesmo número de hoje, mas, apenas três foram reeleitas. Duas são estreantes. No total, disputaram o cargo de deputado estadual no Amazonas 290 homens e 140 mulheres.

Renovaram seus mandatos Alessandra Campelo (PSC), Joana Darc (União Brasil) e Mayara Pinheiro (Republicanos). Foram eleitas para o primeiro mandato Mayra Dias (Avante), primeira dama de Parintins, e Debora Menezes (PL), filha do candidato derrotado ao Senado, Coronel Menezes.

As duas outras atuais deputadas estaduais, que não retornarão ao parlamento, são a ex-primeira dama do Amazonas, Nejmi Aziz, que desistiu de concorrer à reeleição por conta de um problema de saúde e a professora Therezinha Ruiz (PL).

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, apenas 217 mulheres se candidataram para as eleições de 2022. O número é menor do que a disputa eleitoral de 2018, quando 264 mulheres se candidataram aos cargos. Este ano, o baixo número representa 34% do total de candidaturas registradas.

Para o governo do Amazonas disputaram o pleito Carol Braz (PDT) e Nair Blair (AGIR). A pedetista ficou em quinto lugar na disputa, com 4,55% (87.096 votos) e Blair, em último, com 0,10% (1.895 votos).

Para o Senado, Marília Freire (PSOL) foi a única mulher na disputa que teve sete candidaturas. Obteve 1,52%1, bem atrás de brancos e nulos. Na disputa das oito vagas na Câmara Federal, foram 104 homens e 62 mulheres; já para o cargo de deputado estadual, são 290 e 140 mulheres.

Renovação

Dos 24 deputados estaduais, 14 parlamentares mantiveram os mandatos nas eleições realizadas neste domingo (2/10), uma renovação de 41%. Na última eleição, a renovação foi de metade da Casa.

O campeão de votos foi o atual presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB). Ele obteve uma votação de 102,3 mil votos.

Permanecem na Assembleia, além do presidente da Casa e das três deputadas reeleitas, Carlinhos Bessa (PV), Adjuto Afonso (União Brasil), Sinésio Campos (PT), o atual líder do governador Wilson Lima, deputado Felipe Souza (Patriota), Abdala Fraxe (Avante), Cabo Maciel (PL), Dr. Gomes (PSC).

Também renovaram seus mandatos João Luiz (Republicanos), pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, reeleito para o segundo mandato, o deputado de oposição Wilker Barreto (Cidadania) e Delegado Péricles (PL).

O vereador de Manaus Wanderley Monteiro (Avante) foi o único parlamentar municipal que disputou o pleito deste ano, que vai deixar a Câmara Municipal de Manaus para assumir uma cadeira na Aleam.

Entre os novatos, estão o médico George Lins (União Brasil),  filho do deputado Belarmino Lins (Progressistas), o jornalista Mário Cesar Filho (União Brasil), Daniel Almeida (Avante), o irmão do prefeito de Manaus, comandante Dan Câmara (PSC), irmão do deputado federal Silas Câmara, Thiago Abrahim (União Brasil), filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim,  Cristiano Dangelo (MDB), irmão do prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo e o empresário Ednailson Rozenha (PMB).

Cinco deputados estaduais não concorrem à reeleição. Desses, dois foram eleitos para Câmara dos Deputados: Saullo Vianna e Fausto Júnior, ambos do UB.

Além de Terezinha Ruiz, não conseguiram se reeleger o deputado Serafim Corrêa (PSB), Álvaro Campelo (PV), e o oposicionista Dermilson Chagas (Republicanos).

Lista completa dos eleitos, por ordem de votação

  1. Roberto Cidade (União Brasil)
  2. Joana Darc (União Brasil)
  3. Felipe Souza (Patriota)
  4. Alessandra Campelo (PSC)
  5. Abdala Fraxe (Avante)
  6. João Luiz (Republicanos)
  7. Dr. George Lins (União Brasil)
  8. Professor Sinésio (PT)
  9. Carlinhos Bessa (PV)
  10. Cristiano Dangelo (MDB)
  11. Cabo Maciel (PL)
  12. Daniel Almeida (Avante)
  13. Mayra Dias (Avante)
  14. Debora Menezes (PL)
  15. Thiago Abrahim (União Brasil)
  16. Dra. Mayara (Republicano)
  17. Dr. Gomes (PSC)
  18. Adjuto Afonso (União Brasil)
  19. Delegado Péricles (PL)
  20. Wilker Barreto (Cidadania)
  21. Mário César Filho (União Brasil)
  22. Comandante Dan Câmara (PSC)
  23. Ednailson Rozenha (PMB)
  24. Wanderlei Monteiro (Avante)
Pular para o conteúdo