SERVIÇOS

Martha Falcão Wyden oferece serviço gratuito para a declaração de Imposto de Renda 2022

Para participar do atendimento, basta doar uma lata de leite em pó. O atendimento gratuito será realizado por alunos de Ciências Contábeis sob a orientação de professores da Martha Falcão

Pioneira no atendimento solidário gratuito, a Faculdade Martha Falcão Wyden inicia no próximo dia 14 a consultoria para os contribuintes que vão realizar a declaração de Imposto de Renda 2022. Mais uma vez, a instituição de ensino vai arrecadar lata de leite em pó para a prestação da orientação. Todo o mantimento arrecadado será doado às organizações filantrópicas de Manaus.

O atendimento gratuito será realizado por alunos de Ciências Contábeis sob a orientação de professores da Martha Falcão, na sede da faculdade, que está localizada na rua Natal, bairro Adrianópolis, zona centro-sul. Este ano, o projeto se estenderá até o dia 30 de abril. Os discentes atenderão os contribuintes sempre às segundas, quartas, sextas e sábados. Durante a semana, o atendimento será das 14h às 17h. Já aos sábados, das 9h às 12h.

Em 2022, será o décimo terceiro ano que a Martha Falcão disponibilizará atendimento para os contribuintes amazonenses. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucilene Viana, destaca que o projeto IR 2022 tem o objetivo de capacitar os alunos, em um campo prático sobre como agir na prestação de informações fiscais da declaração do imposto, e o caráter solidário, que mais uma vez arrecada leite em pó.

Quem declara?

Para a declaração do IR 2022, os contribuintes devem se atentar às regras que estão contidas na Instrução Normativa IN 2065/2022, da Receita Federal. Entre os obrigados a declarar, estão os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis em 2021, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70.

Estão obrigados a declarar também as pessoas que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.

Documentação

Vale ressaltar que simultaneamente à doação de leite, o contribuinte precisa estar em posse no dia do atendimento de: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de Imposto de Renda do ano anterior (2021, ano base 2020), comprovantes e notas fiscais de serviços dedutíveis como recibos de médicos, dentistas, além dos informes de rendimento de bancos, do plano de previdência, do plano de saúde e da empresa onde trabalha. Caso haja aquisição de bens como carro e imóveis, por exemplo, é preciso apresentar documentos comprobatórios da aquisição.

Outra observação é que os dependentes acima de 8 anos precisam ter CPF para serem declarados como tal, conforme exigência da Receita Federal.

SERVIÇO

O QUÊ: Atendimento gratuito para Declaração de Imposto de Renda 2022, ano-calendário 2021

QUANDO: de 14 de março a 30 de abril

ONDE: Faculdade Martha Falcão Wyden (Rua Natal, nº 300 – Adrianópolis)

HORÁRIO: Das 14h às 17h (segundas, quartas, sextas e sábados [9h às 12h])

QUANTO: 1 lata de leite em pó

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Divulgação

Pular para o conteúdo