MANAUSSAÚDE

Webconferência discute melhorias no fluxo de encaminhamento para serviços de diagnóstico do câncer de mama

Mais de 100 servidores da Semsa acompanharam o evento “Diálogos na Atenção Primária”, organizado pela prefeitura de Manaus com a participação de profissionais da FCecom e SES-AM

Os critérios e fluxos de encaminhamento aos serviços de diagnóstico do câncer de mama na Rede de Atenção à Saúde (RAS) foram discutidos na webconferência “Diálogos na Atenção Primária”, realizada pela prefeitura de Manaus nesta quarta-feira (9/02). O encontro virtual, teve a participação do subsecretário de gestão da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, do diretor da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, e da enfermeira Mônica Maquiné, técnica da Rede de Cuidados Crônicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM). Mais de 100 servidores da Semsa acompanharam o debate.

A webconferência foi conduzida pela diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP), da Semsa, enfermeira Sonja Ale Farias, juntamente com a gerente da Rede Cegonha, enfermeira Lúcia Marques de Freitas e a chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, enfermeira Gerda Coelho da Costa.

O subsecretário Djalma Coelho abriu o evento ressaltando o avanço nos cuidados à saúde da mulher com o funcionamento do Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM), desde o dia 1º, permitindo a realização de biópsias para os casos suspeitos nas policlínicas Djalma Batista, na zona Oeste e Castelo Branco, na zona Centro-Sul.

“O funcionamento desse serviço vai contribuir significativamente para o diagnóstico precoce dos casos suspeitos de câncer de mama possibilitando que o tratamento para os casos positivos seja feito em tempo oportuno. Isso significa mais qualidade de vida para as mulheres”, salientou.

Os servidores que participaram do evento puderam esclarecer suas dúvidas sobre o fluxo de encaminhamento para as usuárias que precisarem fazer biópsia de mama, quando algum sinal sugestivo de câncer for identificado em exames de imagem, que podem ser realizados nas duas policlínicas.

A enfermeira Lúcia Marques de Freitas destacou a importância do registro de informações no Sistema Nacional de Regulação (SisReg) para permitir o bom atendimento às usuárias, que podem ser encaminhadas para média e alta complexidade.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo