CULTURADESTAQUEMANAUS

Projetos de reabilitação do Centro Histórico de Manaus será apresentado em webinário internacional

Evento, que acontece no dia 24 de fevereiro, terá também apresentação do projeto de reabilitação dos centros históricos de Nápoles, na Itália e Cienfugos, em Cuba

Tendo como foco a reabilitação de centros históricos para a construção de cidades mais sustentáveis e vibrantes, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está produzindo conteúdo para o webinário do programa de Cooperação Urbana e Regional Internacional (IURC), que será realizado no dia 24 de fevereiro.

Na última terça-feira (1º/2), foi realizada uma reunião virtual de pré-alinhamento de conteúdo entre as cidades participantes: Manaus e Nápoles, na Itália. As duas capitais assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.
As duas cidades-metrópoles têm o webinário conjunto para compartilhar experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos territórios.

“O webinário vai permitir a troca de informações e lições aprendidas na reabilitação do centro histórico, ajudando no planejamento estratégico, no envolvimento da comunidade local, no pertencimento da sociedade de uma área de intervenção tão rica em história, beleza, arquitetura e dinamismo social”, explica o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O webinário contará com as apresentações de Manaus e Nápoles, além do Plano de Reabilitação do Centro Histórico de Cienfugos, em Cuba. Haverá ainda espaço para discussão, relações internacionais e informações sobre a agenda urbana e capacidades construídas das cidades.

O case cubano será apresentado pelo especialista em Participação e Desenvolvimento de Planos Estratégicos para Centros Históricos, Rocio Del Carmen Gonzalez Ramirez.

Etapas

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.

Financiadas pela União Europeia, as atividades do IURC dão suporte para se buscar atingir objetivos políticos, tanto em nível local quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.
“As cidades têm muito a aprender umas com as outras, estabelecendo metas e projetos ambiciosos, em parcerias globais e que visam intercâmbio de informações, de experiências e práticas urbanas, para melhorar a qualidade de vida da população. É nas cidades que a maioria das pessoas vive e trabalha e elas são cada vez mais reconhecidas como palco de grandes problemas, mas também de soluções para desafios sociais, de construção e ambientais”, explica o coordenador de projetos do Implurb, arquiteto Leonardo Normando.

Termo de Cooperação

A participação de Manaus é fruto da articulação do Implurb junto à União Europeia. De Nápoles, participam dos trabalhos o gerente de projetos urbanos Nicola Barbato; a arquiteta Francesca Pignataro; a gerente no Brasil para o IURC; Heloisa Barbeiro, e a líder de cidades Tricia Hackett. Da capital amazonense, os participantes são o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente; o vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; o diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Rejane Gaston e Eloisa Serrão.

Fotos: Sidney Mendonça / Arquivo IMMU e Divulgação / Implurb

Pular para o conteúdo