DESTAQUEINFRAESTRUTURAMANAUS

Nova estação elevatória de água no Monte das Oliveiras amplia oferta de água tratada em bairros da zona Norte

De acordo com a Águas de Manaus, a nova estrutura começa a funcionar nas próximas semanas, vai permitir proporcionar uma distribuição com maior regularidade e com pressões equilibradas durante todo o dia

Moradores de bairros da zona Norte de Manaus estão próximos de ganhar uma melhoria no abastecimento de água da região. Aproximadamente 40 mil pessoas serão beneficiadas com a nova estação elevatória de água tratada que está sendo construída no reservatório do Monte das Oliveiras, localizado na rua Guarapuava.

As obras estão em fase final e a nova estrutura entrará em operação neste mês de fevereiro. A modernização da elevatória vai ampliar a oferta de água tratada na região, garantindo uma distribuição com maior regularidade e com pressões equilibradas durante todo o dia. Entre outros benefícios, a nova estrutura reduz a possibilidade de vazamentos e manutenções emergenciais no sistema Monte das Oliveiras. Os bairros que serão beneficiados diretamente pela intervenção são Monte das Oliveiras, Vila da Barra, Conjunto Carlos Braga e Nova Cidade.

A estação elevatória conta com dois novos motores, sendo um reserva. Cada um dos motores tem 75 cavalos de potência. Os novos equipamentos triplicam a capacidade de bombeamento de água para o sistema Monte das Oliveiras, que pode funcionar com maior segurança operacional. O reservatório no local tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de litros de água tratada.

As interligações para conectar a nova elevatória ao sistema foram realizadas nas últimas semanas. Alguns testes devem ser realizados na estrutura antes da operação iniciar. “Identificamos que essa região precisava passar por melhorias. A zona Norte de Manaus é a área para onde a cidade mais cresceu nos últimos anos. Por isso, é necessário realizar essas obras de modernização, como essa no Monte das Oliveiras, para garantir que todos sigam tendo acesso a água tratada, de maneira padronizada e sem intermitências”, detalhou Diogo Freitas, gerente operacional da Águas de Manaus.

Programa + Águas

Outros sistemas de abastecimento da região, como o Mundo Novo, passaram por modernizações semelhantes nos últimos meses. O pacote de melhorias que vem sendo implantado pela Águas de Manaus na cidade é resultado do programa “+ Águas”. Bairros como Parque São Pedro, José Bonifácio, Cidade Nova, conjunto Buritis e Cidade de Deus, já foram beneficiados com intervenções do “+ Águas”. Até o ano que vem, mais de R$ 105,6 milhões serão investidos para modernizar e expandir o sistema de abastecimento da cidade.

Além das melhorias em sistemas já existentes, o “+ Águas” também está construindo novos sistemas hidráulicos para abastecer comunidades que ainda não são atendidas pela concessionária. Mais de 30 áreas da cidade, entre conjuntos e novos bairros, já foram mapeados e receberão as obras de infraestrutura de água. Esse trabalho envolve a implantação de mais de 260 km de novas redes de água tratada, em locais como as comunidades Coliseu I, II, III, João Paulo IV e Parque Mauá.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo