SAÚDE

FCecon promove abertura da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Estão previstas palestras sobre radioproteção, proteção respiratória para profissionais de saúde, entre outros temas. O evento iniciou nesta segunda-feira (20/12) e prossegue até quarta-feira (22/12)

Prevenção de acidentes, segurança e a não notificação de acidentes foram alguns dos assuntos tratados na abertura da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O evento iniciou nesta segunda-feira (20/12) e prossegue até quarta-feira (22/12).

Com o tema “Colaboradores Seguros no Hospital”, a abertura da 1ª Sipat ocorreu no auditório Dr. João Batista Baldino, e contou com a presença do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão; do presidente da Cipa, Samarone Scharamm; do presidente da Cipa da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Moisés Motta; e do Técnico de Segurança do Trabalho do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Álvaro Wendel.

A realização da 1ª Sipat cumpre a Norma Regulamentadora (NR) nº 5, do Ministério do Trabalho, que determina a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Na FCecon, a atividade foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital.

Segundo Mourão, a Cipa/FCecon é o porta-voz dos anseios dos servidores, sendo um grande movimento que busca a segurança dos trabalhadores do hospital. Ele frisou que a 1ª Sipat é a concretização dos esforços feitos pelos membros da Comissão, que foram empreendidos há nove meses.

“Os servidores têm abertura junto à direção para apresentar demandas e pensar formas de solucioná-las. E a Cipa é o meio para buscar mais segurança, através da orientação sobre os riscos dos acidentes hospitalares, conscientização sobre os protocolos e atos inseguros e/ou condição insegura. O resultado é a prevenção dos acidentes de trabalho”, pontuou Mourão.

Os riscos ocupacionais e os cuidados que os servidores devem ter diariamente no exercício de suas funções será o ponto central da 1ª Sipat, conforme Scharaam, ao salientar que espera que esse primeiro evento fique marcado na história da unidade hospitalar. “Após tentativas anteriores sem sucesso, conseguimos dar o primeiro passo para consolidar a Cipa do hospital. Esperamos contar com a participação de todos”, disse.

Palestras

Estão previstas palestras sobre técnicas de primeiros socorros; percepção de risco no ambiente hospitalar e psicologia aplicada à percepção de risco; radioproteção; proteção respiratória para profissionais de saúde; instruções básicas de combate a incêndio; entre outros temas. Nos intervalos, serão oferecidos exercícios de ginástica laboral e massagem terapêutica.

A atividade é voltada aos servidores da instituição, sejam estatutários ou terceirizados, com o objetivo de informar e orientar sobre a segurança no ambiente de trabalho.

Mesa

Também compuseram a mesa as gestoras do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão Interna de Infecção Hospitalar (CCIH), respectivamente, enfermeiras Marielle Colares e Glauciane Neves; e a engenheira e segurança do trabalho, Núbia de Souza Leão.

Foto: Jadson Souza/FCecon

Pular para o conteúdo