SETOR PRIMÁRIO

Na Expoagro, Sepror apresenta projetos para desenvolvimento das cadeias produtivas no Amazonas

Projetos apresentados fazem parte das ações do Programa Agro Amazonas, criado pelo governo do estado para reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica local

Na manhã deste sábado (11/12), dentro da programação da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) apresentou projetos relacionados ao desenvolvimento das cadeias produtivas animal e vegetal do estado. Os projetos integram as ações do Agro Amazonas, programa criado pelo governo do estado para reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica local, a partir de iniciativas que gerem capacitação, emprego e renda aos produtores.

A apresentação dos projetos, realizada pelos técnicos do Sistema Sepror no auditório da Expoagro, é a finalização de uma série de sete módulos de cursos oferecidos pela pasta de Produção Rural e pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama). Os projetos foram elaborados obedecendo a critérios como a viabilidade técnica, econômica e social, de modo a impulsionar as cadeias produtivas e incentivar o investimento no agronegócio, melhorando, principalmente, a vida do produtor rural.

Para o secretário Petrucio Magalhães Júnior, titular da Sepror, a proposta do Governo do Estado é formar recursos humanos para promover o desenvolvimento sustentável do estado.

“Estamos aqui na apresentação de projetos da cadeia produtiva de origem animal e vegetal com alunos que são técnicos do Sistema Sepror, que fizeram essa capacitação. Nós, enquanto governo, precisamos investir em recursos humanos capazes de elaborar projetos e captar recursos para quem quer empreender no Agro do Amazonas. Essa capacitação foi muito importante, é uma parceria da Sepror com a Ciama e toda a equipe, que não mediu esforços para que essa integração fosse possível”, afirmou o secretário.

Foram apresentados seis projetos voltados à cadeia animal e vegetal, que foram avaliados por uma banca composta pelo titular da Sepror, representantes da Ciama, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), Banco do Brasil e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Propostas

Dentre os destaques, estão projetos voltados à cadeia vegetal: “Fábricas de frutas secas”, da colaboradora Cira Senna; “Liofilização de Açaí”, de Geraldo Couto; “Queijaria para Unidade Familiar de Produção Agrária”, de Lilian Toffanetto; “Modernização Verticalização da Abufari, Coleta de Produtos Florestais Ltda para a Fabricação de Produtos e Subprodutos à Base de Castanha do Brasil”, de Luiz Rocha Maciel; e “Brew Manaós”, de Orleidson Maia.

Como destaque na cadeia animal, os projetos apresentados foram: “Estudo de Viabilidade no Curtimento da Pele Cortume do Pirarucu”, de Antônio Ivan; e “Criação de Tambaqui em Sistema Intensivo”, da colaboradora da Sepror, Karla Almeida.

Para Cira Sena, colaboradora da Ciama e autora de um projeto voltado à cadeia vegetal, o curso é importante para qualificar os servidores, a fim de nortear os produtores no desenvolvimento dessas cadeias.

“A proposta dessa capacitação é trazer conhecimento técnico, pesquisa e transformar em um empreendimento para o estado do Amazonas. Todos os projetos aqui estão disponíveis para ser apresentados ao investidor ou a um grupo de cooperados que desejem iniciar um negócio ou ampliá-lo nas cadeias produtivas apresentadas”, disse Cira.

A engenheira de pesca da Sepror, Karla Almeida, destacou a importância do conhecimento obtido por meio do curso. “Esssa capacitação veio para engrandecer o nosso trabalho. Temos a experiência no campo e juntamos com a teoria para aprimorarmos o nosso conhecimento, pois a maioria dos técnicos já faz projetos tanto para crédito quanto para a apresentação de editais, e o curso só engrandece esse trabalho”, destacou a engenheira.

Foto: Emerson Martins/Sepror

Pular para o conteúdo