AMAZONASDESTAQUE

Presidente Figueiredo monta força-tarefa para socorrer famílias desabrigadas após temporal de domingo

Sessenta casas foram totalmente destelhadas e as famílias tiveram que ser abrigadas em igrejas, na casa de parentes e no Colégio Militar Dr. Octávio Lacombe

As secretarias municipais de Obras e Defesa Civil da prefeitura de Presidente Figueiredo, cidade distante 107 quilômetros de Manaus, às margens da BR – 174 (rodovia que interliga os estados do Amazonas e Roraima), iniciaram nesta segunda-feira (18/10) a reconstrução das casas destruídas durante o vendaval que atingiu o município, por volta do meio-dia de domingo (17/10) e afetou 80 famílias.

Sessenta casas ficaram totalmente destelhadas e os moradores tiveram que ser abrigados em igrejas, casa de parentes e no Colégio Militar Dr. Octávio Lacombe, localizado na rua Jurupari, no bairro Tancredo Neves, onde também está funcionando uma central anticrise. Assistentes sociais, psicólogos e equipe de apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania estão no local prestando atendimento.

“Estamos com toda a estrutura da prefeitura mobilizada para atender às famílias afetadas por este temporal. Queremos o mais rápido possível, devolver a segurança e o conforto de todos”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes (MDB), que está comandando pessoalmente as ações de socorro às vítimas.

O temporal, ocorrido na tarde de domingo, deixou um rastro de destruição com dezenas de casas destelhadas, fiações elétricas danificadas, muros desabaram e árvores foram arrancadas pela raiz. Rapidamente, foi montada pela prefeitura, uma força-tarefa, que reunindo todas as secretarias municipais, com o principal objetivo de prestar ajuda às 80 famílias afetadas pelo evento climático.

Além do acolhimento, está sendo realizado cadastro socioeconômico, oferta de alimentação, levantamento das necessidades mais urgentes das famílias afetadas.

“Materiais de construção, cestas básicas, doações de roupas, lençóis, kits de higiene, tudo está sendo organizado para atender a todos, da melhor e mais rápida forma possível”, informa a prefeita Patrícia Lopes.

Os principais bairros atingidos pelo temporal foram Morada do Sol, Honório Roldão, Tancredo Neves, José Dutra, Sol Nascente, Aída Mendonca, Orquídea e Galo da Serra II, na altura do quilometro 107 da BR-174.

Pular para o conteúdo