CIDADANIADESTAQUE

No dia mundial da alimentação, governo do Amazonas distribui pescado para população vulnerável

Programa “Peixe no Prato Solidário” foi idealizado pelo governador Wilson Lima para atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia da covid-19

A realização da sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário, neste sábado (16/10), pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), marca a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, data implementada para alertar sobre a importância alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional” e, também, focar nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, dentre outros.

O governador do Amazonas, Wilson Limas, que participou da abertura desta edição do programa “Peixe no Prato Solidário”, na manhã deste sábado, na Quadra Poliesportiva da Colônia Antônio Aleixo, localizada rua Nova República, zona Leste de Manaus, destacou a responsabilidade do Estado de promover ações para a população em situação de vulnerabilidade social.

“Nós estamos atendendo aquelas pessoas que foram prejudicadas por conta da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos, aquelas que trabalhavam no comércio informal ficaram muito prejudicadas. Então é por isso que a gente tem feito agora, todo sábado, o Peixe no Prato Solidário. Principalmente nesse momento em que as pessoas precisam de alimento, precisam dessa atenção do poder público”, disse o governador.

Na ocasião, foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha, adquiridos pelo governo do Amazonas por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). O pescado beneficiou 1,1 mil famílias. A distribuição foi coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

O programa Peixe no Prato Solidário foi idealizado pelo governador Wilson Lima para atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia da covid-19.

A aquisição do pescado junto aos produtores regionais é realizada por meio da ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e oferece à população peixes frescos e de qualidade, como tambaqui ruelo e pirarucu.

Ao pegar a sua cota de pescado, o morador do bairro, Pedro Borges, ressaltou a importância do programa estadual para as famílias do Colônia Antônio Aleixo, bairro distante da área central de Manaus. “São braços do Governo que ajudam aquelas pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social. A nossa comunidade é carente, mas tendo esse olhar diferenciado ameniza o sofrimento e a fome”, disse.

Paralelamente às ações como essas, o governo do Amazonas trabalha para garantir a manutenção dos empregos e atrair novos investimentos para criação de novos postos de trabalho. “Há uma necessidade muito grande, nesse momento, dessas populações de bairros periféricos, por alimento, por comida, e eu tenho me focado muito na geração de emprego e renda e nas ações sociais”, disse o governador.

Edições anteriores

Mais de 16 toneladas de peixe já foram distribuídas a 5 mil famílias – da capital e de Rio Preto da Eva – nas edições anteriores do programa.

O bairro Jorge Teixeira 4, na zona leste de Manaus foi o penúltimo a receber a ação no último dia 09. Lá, foram distribuídas, aproximadamente, três toneladas de tambaqui, três toneladas de pirarucu, mil abacaxis e uma tonelada de farinha. Foi a maior ação já realizada até agora.

Origem da Data

A data foi criada para assinalar a fundação da “Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação” (FAO-Food and Agriculture Organization), fundada em 1945. Seu principal objetivo é elevar os níveis de nutrição mundiais. Estabelecido pela ONU em 1979, o Dia Mundial da Alimentação ocorre em mais de 150 países no mundo, desde 1981.

Pular para o conteúdo