MEIO AMBIENTESAÚDE

Produtos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas são escolhidos para 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental

Evento acontece de segunda-feira (27/09) até a quinta (30/09), de forma virtual

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) foi selecionada para participar da 1ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Saúde Ambiental. O título do trabalho escolhido foi “Atenção à saúde em uma comunidade agrícola exposta a agrotóxicos no Estado do Amazonas”. O evento acontece de segunda-feira (27/09) até a quinta (30/09), de forma virtual.

Para a mostra, foram escolhidos um minidocumentário e um relatório detalhando as ações realizadas em uma comunidade do interior do estado, onde foi intensificada a importância da redução do uso de agrotóxicos em frutos produzidos na região. A mostra recebeu 86 projetos, dos quais apenas 30 foram selecionados.

As produções foram coordenadas pela FVS-RCP, por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GT/Agrotóxicos), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf/AM), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Secretaria de Estado de Educação e Desporto,  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus), Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), Instituto  e Centro de Informações Toxicológicas de Manaus (CIT).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é um trabalho que une órgãos de diferentes esferas. “É uma integração, em que cada instituição contribui com seus conhecimentos específicos para um bem maior visando a saúde do produtor rural e também aos consumidores”, salienta.

O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA/FVS-RCP), Elder Figueira, assinala que esse tipo de reconhecimento é de grande importância para a vigilância em saúde estadual. “É importante mostrar os impactos que nosso trabalho representa na qualidade de vida da população, neste caso em específico, para os produtores rurais”, apontou.

Segundo a componente do GT e bióloga, Raiane Teixeira Souza, o projeto teve sete anos de duração. “Iniciamos em 2013, como um projeto-piloto nessa vila. Percebemos diversas irregularidades no local, como uso abusivo de agrotóxicos e o não uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, explica Raiane.

“No vídeo, mostramos a realidade atual, as plantações, onde grande parte dos produtores aderiram nossas indicações de boas práticas agrícolas”, complementou a bióloga.

Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP

Pular para o conteúdo