MEIO AMBIENTESEGURANÇA

Mais de 16 toneladas de pescado ilegal são apreendidas durante ação integrada em Coari

Durante as ações, um homem foi detido por crime ambiental

Em ação integrada envolvendo policiais da Base Fluvial Arpão, agentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Ação Social de Coari, foram apreendidas 16,5 toneladas de pescado ilegal em uma embarcação naquele município, a 363 quilômetros de Manaus. Durante a ação, ocorrida entre a madrugada de terça-feira (21/09) e a manhã de quarta (22/09), um homem foi detido por crime ambiental.

Por volta das 9h desta quarta-feira, foram apreendidas 4,5 toneladas de pirarucu salgado na embarcação, tipo pesqueira, de nome “Thaiane Mirella”, oriunda do município de Jutaí e tendo como destino a capital amazonense. O pescado ilegal estava escondido atrás de paredes falsas, no porão do barco.

Abordagem inicial 

Horas antes desta apreensão, os policiais da Base Arpão já haviam encontrado outra grande quantidade de pescado ilegal na mesma embarcação.

Por volta das 4h30 de terça-feira, as equipes apreenderam 5 toneladas de pirarucu fresco e 7 toneladas de pirarucu salgado, que estavam armazenados em sacos plásticos, acondicionados em meio a gelo, também no porão do barco.

Procedimentos 

Durante as abordagens, o responsável pelo material ilícito foi identificado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão, onde foi autuado em flagrante por crime ambiental.

O pescado apreendido foi doado à Semma e à Secretaria de Ação Social de Coari, sendo posteriormente distribuído para entidades que trabalham com assistencialismo social no município.

Base Arpão 

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Base Arpão é uma unidade tem atuação integrada de efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional e Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

FOTO E VÍDEO: Divulgação/SSP-AM

Pular para o conteúdo