DESTAQUEMEIO AMBIENTEREGIÃO AMAZÔNICA

Desmatamento na Amazônia em agosto é o maior para o mês em dez anos, aponta Imazon

Área desmatada em agosto de 2021 é 7% maior do que a registrada no mesmo mês em 2020. Pará e Amazonas são os que mais desmatam, responsáveis por 66% da área destruída em agosto

Em agosto de 2021, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônica (Imazon), detectou 1.606 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, um aumento de 7% em relação a agosto de 2020, quando o desmatamento somou 1.499 quilômetros quadrados.


Pará e Amazonas seguem como os estados que mais desmatam, responsáveis por 66% da área destruída em agosto. O desmatamento detectado em agosto de 2021 ocorreu no Pará (40%), Amazonas (26%), Acre (15%), Rondônia (10%) e Mato Grosso (9%). O Acre aparece em terceiro lugar, pela primeira vez.

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 18 quilômetros quadrados em agosto de 2021, o que representa uma redução de 97% em relação a agosto de 2020, quando a degradação detectada foi de 659 quilômetros quadrados. Em agosto de 2021 a degradação foi detectada no Pará (44%), Mato Grosso (33%), Rondônia (17%) e Amazonas (6%).


Desde maio, o Pará segue no topo do ranking dos estados que mais desmataram na Amazônia, e teve 638 km² destruídos apenas em agosto. Essa área representa 40% de toda a devastação na Amazônia Legal e é maior do que São Luís.

“Se quisermos evitar que o ano feche com a maior área desmatada da década, precisamos urgentemente adotar ações mais efetivas, como aumentar o embargo de terras já desmatadas ilegalmente e intensificar operações de fiscalização, com a devida punição dos desmatadores”, alerta Antônio Fonseca, pesquisador do Imazon.

Geografia do desmatamento
Em agosto de 2021, a maioria (62%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (26%), Unidades de Conservação (9%) e Terras Indígenas (3%).


O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon, é uma ferramenta que utiliza imagens de satélites (incluindo radar) para monitorar a floresta.

Foto: Imazon/Divulgação

Pular para o conteúdo