DESTAQUESEGURANÇA

Polícia Federal investiga desvio de mercadorias nos Correios com participação de funcionários públicos

Operação “Desvio de Conduta” apura extravio de mercadorias/produtos dos Correios que se encontravam no fluxo Postal praticado por funcionários públicos


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (24/08), através da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (DELEPAT/AM) e com apoio da Receita Federal do Brasil, a Operação “Desvio de Conduta”, por meio do qual são investigados fatos relacionados a desvio de produtos que se encontravam no Fluxo Postal – Correios.

A ação da Polícia Federal visa cumprir mandados judiciais expedidos pela Juíza da 4ª Vara Federal do Amazonas, sendo 04 mandados de busca e apreensão e 04 de prisão temporária, mais 02 mandados de afastamentos cautelares, todos cumpridos na cidade de Manaus.

Segundo as investigações, um servidor e uma funcionária da Receita Federal do Brasil (RFB), que trabalhavam na atividade de fiscalização do órgão, realizavam desvios sistemáticos de mercadorias que se encontravam no fluxo postal e encaminhavam para receptadores que tinham a incumbência de vender esses produtos nas plataformas digitais OLX e FACEBOOK.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, pertencimento a organização criminosa e receptação, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 19 anos de reclusão.

A investigação apura ainda a possível participação de funcionários dos CORREIOS bem como de terceiros nos crimes.

O nome da operação é uma alusão aos funcionários que deveriam zelar pela fiscalização e bom funcionamento das instituições, mas por um desvio de conduta acabaram adentrando no mundo do crime.

Pular para o conteúdo