DESTAQUEMANAUS

Ataques de criminosos deixam rastro de destruição em Manaus

Uma ambulância também foi abordada por criminosos. Segundo o governo do Amazonas, atos são represália a morte de traficantes e ocorreram na capital e em cidades do interior

Por conta dos atos de vandalismo e ataques contra ônibus ocorridos na madrugada deste domingo (06/06), a frota em circulação foi retirada das ruas por algumas horas. A liberação ocorreu às 6h desta manhã, mas como aconteceram novos ataques às 06h45min, os veículos foram recolhidos para as garagens.

Ao todo, 14 ônibus e duas viaturas foram incendiadas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos. Os criminosos também tentaram queimar o 3º Departamento Integrado de Polícia (DIP)

Cinco ônibus foram queimados na madrugada desta segunda. Os três dentro da garagem da Açaí Transportes Coletivos, no Lago Azul, Santa Etelvina, incendiaram por volta de 1h. Outros dois, da Líder, queimaram às 6h, no terminal do Parque das Nações. “As empresas recolheram os carros, por falta de segurança. Estamos entregando o relatório ao prefeito (David Almeida) e à Casa Militar. Vamos tomar providências de segurança, junto à polícia, para retomar o transporte coletivo”, disse Paulo Henrique, presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). “Há ainda dois coletivos que foram danificados, um da Líder e outro da Açaí. Sofreram ataques também do mesmo tipo, ficaram danificados, mas não foram totalmente perdidos”, acrescenta Paulo Henrique.

Bandidos também atearam fogo em uma agência bancária na Rua Amazonas, Compensa e fecharam ruas com pneus queimados na zona leste. Nas redes sociais foram divulgados vídeos de traficantes armados dentro de um carro

Após reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a garantia de segurança à integridade física dos trabalhadores e da população, dada pela secretaria estadual, ficou definido o retorno da circulação a partir das 12h. O IMMU informa, também, que os agentes estão nas ruas monitorando o trânsito e organizando o tráfego em todas as zonas da cidade.

Reposta do Comando Vermelho a morte

A motivação das ações de vandalismo se deu em razão da morte de Erick Batista Costa, o Dadinho, morto em confronto com a Rocam. Informações iniciais, levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM, apontam que a ordem de depredação partiu de um presídio. Os nomes dos mandantes também já estão sendo levantados e estes serão, posteriormente, transferidos para um presídio federal.

Os incêndios em veículos ocorreram em diversos bairros de Manaus, dentre eles Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, também houve ataques em outras 4 cidades do interior – Parintins, Careiro Castanho, Iranduba e Manacapuru.

Pular para o conteúdo