ECONOMIA

Manicoré firma parceria com Sebrae e prefeito anuncia crédito para microempresários do município

Ainda este ano, um conjunto de ações de apoio ao empreendedor serão implementadas em Manicoré. No Amazonas, chaga a 12 o número de cidades interessadas em fomentar o empreendedorismo. 

O prefeito de Manicoré (330 quilômetros de Manaus), Lúcio Flávio do Rosário, assinou, nesta quinta-feira (20/05), o Termo de Adesão ao projeto Municípios Empreendedores, por meio do qual a prefeitura e o Sebrae firmam uma parceria para apoiar, no âmbito de elaboração de políticas públicas e ações diretas, os pequenos negócios locais.

Implementando ações como a elaboração de leis que permitam aos negócios de pequenos porte se tornarem fornecedores da prefeitura, ou atividades relacionadas à formalização de empresas e qualificação dos microempresários, o projeto Municípios Empreendedores busca gerar emprego, renda e oportunidades às populações.

“Eu vejo que muitas vezes uma empresa fecha por falta de conhecimento ou por falta de um preparo adequado para que o microempresário possa administrar o negócio. E o Sebrae pode nos ajudar muito no apoio geral e na capacitação de nossos empresários”, destaca o prefeito.

Ainda de acordo com ele, uma das metas de sua gestão é criar um centro de apoio integrado ao empreendedor, como uma forma de estimular o aumento de atividades empresariais na cidade. 

Segundo a diretora-superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, a meta do Sebrae, com o Projeto Municípios Empreendedores, é firmar parcerias com pelo menos 20 cidades. “Com essa iniciativa, buscamos estimular o empreendedorismo em vários aspectos, porque entendemos que esse é um caminho para promover o desenvolvimento local, pois cada novo negócio aberto significa mais emprego e renda”, enfatiza a diretora.       

O analista técnico do Sebrae/AM, Jorge Hayden, explica que até o momento 12 municípios já assinaram o Termo de Adesão, entre eles Codajás, Tefé, Atalaia do Norte e outros. Jorge esclarece que o Projeto atua em várias frentes de estímulo à cultura empreendedora, como, por exemplo, a inclusão, na grade de ensino fundamental, da disciplina empreendedorismo.      

Microcrédito para pequenos negócios

Durante reunião na sede do Sebrae, para assinatura do Termo de Adesão ao Projeto Municípios Empreendedores, o prefeito Lúcio Flávio anunciou que a Prefeitura possui um fundo de pelo menos R$ 500 mil que será destinado para a concessão de crédito aos pequenos negócios. Porém, alerta o gestor, um dos critérios para conceder os empréstimos será a qualificação do empresário.

“De nada adianta o empresário ter o recurso se ele não souber administrar e aplicar corretamente. Para isso, também contamos com a parceria do Sebrae”, revela.

O prefeito esclareceu que, para mantar esse fundo municipal de crédito, será destinado 1% dos tributos arrecadados com Imposto Sobre Circulação de Serviços (ISS) do município.

Pular para o conteúdo