AMAZONASSAÚDE

Manacapuru vai abrigar primeiro hospital regional do interior do Amazonas

Confirmação veio durante visita do deputado Ângelus Figueira (DC) ao titular da SES, Marcellus Campêllo. “Enfim, depois de tantas pedras fundamentais, projeto sairá do papel”, comemorou o deputado

O município de Manacapuru, na calha do Baixo Solimões, situado a 69 quilômetros da capital do Amazonas, na Região Metropolitana de Manaus, vai abrigar o primeiro hospital regional do interior do Estado. A informação foi repassada pelo secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêllo, ao deputado estadual Ângelus Figueira (DC), que é ex-prefeito da cidade. O deputado comemorou a boa nova, que segundo ele, é um dos grandes anseios da população de Manacapuru.

A nova unidade hospitalar vai atender as populações dos municípios de Anori, Anamã, Codajás, Caapiranga, Beruri, Novo Ayrão e Manaquiri. A grande preocupação de Ângelus Figueira é em relação ao andamento da construção e dos trâmites burocráticos das obras que iniciam, segundo o secretário, no verão.

“Isso é um sonho para a comunidade interiorana e fez com que a nossa primeira visita a um órgão do governo do Estado fosse para cuidar desta pauta tão importante. Estamos todos cansados de tantas pedras fundamentais inauguradas e queremos externar, em nome do povo de Manacapuru, nosso agradecimento ao deputado Átila Lins e ao governo do Estado que vai fazer a complementação maior do recurso. Isso é uma conquista muito grande para o povo do Amazonas, em especial para nossa região. Um hospital que possamos ter as demandas atendidas vai diminuir a pressão em cima de Manaus. Desejamos, inclusive, que tenhamos em outros municípios no Amazonas”, considerou o deputado.

O secretário Marcellus que a sede de Manacapuru faz parte do projeto Saúde nas Calhas, do Programa Saúde Amazonas, concebido para ampliar e fortalecer a oferta de serviços de saúde nos nove polos no Estado.

“Manacapuru é um núcleo estratégico que vai receber pacientes ali, para executar também alguma média e alguma coisa de alta complexidade. Como o município fica muito perto de Manaus, este polo vai ser no hospital, inclusive com uma proximidade muito mais forte da secretaria de saúde. Um dos motivos que a gente revisou o projeto, foi a inclusão de usinas de oxigênio no hospital para que ele seja autossuficiente em abastecimento de oxigênio”, informou o secretário.

Ainda de acordo com informações do titular da SES, o projeto de construção do novo hospital de Manacapuru está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (SEINFRA) e Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) por meio do Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde). O recurso para obra será do governo federal, via contrato com a Caixa Econômica.

Foto: Jimmy Christian

Pular para o conteúdo