AMAZONASEDUCAÇÃO

Chapa 21 propõe flexibilização de horários e investimento na qualificação do servidor da Ufam

Candidatos a reitor e vice-reitor da Ufam, Marco Antônio e Raimundo Passos, respectivamente, ouvem reivindicações de técnicos-administrativos

Discutir formas de flexibilizar os horários de trabalho, especialmente nas áreas de serviços que são ininterruptos, ampliar o trabalho remoto e conhecer as experiências de outras universidades no atendimento das demandas dos Técnicos-administrativos que possam ser replicadas, estão entre as principais propostas da Chapa 21 para a nova gestão da reitoria da Universidade Federal do Amazonas.

Os candidatos a reitor e a vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), respectivamente, Marco Antônio de Freitas e Raimundo Passos, da Chapa 21, estão conversando com os servidores técnicos-administrativos e ouvindo suas reivindicações, especialmente às relacionadas ao horário de trabalho e também à ascensão na carreira, que tem tido obstáculos.

“Eleitos, vamos propor a criação de uma comissão de estudos na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e também buscar experiências de outras universidades e institutos federais no tratamento dessas situações”, afirmou o candidato a reitor da Ufam, Marco Antônio.

Sobre um plano de carreira dos técnicos na instituição, sem nenhum avanço nas últimas administrações, os candidatos afirmam a importância de aproveitar melhor os talentos, tanto daqueles que já buscaram qualificação, quanto daqueles que ainda estão esperando uma oportunidade para isso.

A proposta dos candidatos é investir não só na qualificação, mas também na valorização profissional, já que o papel dos técnicos é essencial e fundamental nos três turnos da instituição.

“Já é tempo de a administração não ficar só em promessas, mas aproveitar melhor o potencial dos técnicos-administrativos, valorizando seu importante trabalho para o funcionamento da Universidade Federal do Amazonas”, explicou Marco Antônio, destacando que para funcionar bem, a Ufam precisa ter seus funcionários valorizados.

Home-office

Nesses tempos de agravamento da pandemia de Covid-19, ampliar o serviço de home-office em algumas áreas é uma proposta da Chapa 21, visando a segurança tanto dos técnicos, quanto de alunos e professores.

“Quando o trabalho presencial voltar a ser possível, vamos discutir e estabelecer critérios e formas para os servidores poderem optar por uma escala de horários para o cumprimento das 30 horas semanais, assegurando o que já está previsto na legislação”, finaliza Marco Antônio.

Pular para o conteúdo