CIDADANIADESTAQUE

Morre em Manaus o arcebispo emérito Dom Sérgio Castriani

Missionário de corpo e alma! É dele a afirmação: aceito ser transferido para qualquer diocese, desde que seja na Amazônia. E na Amazônia permanecerá!

O arcebispo emérito de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, 66 anos, morreu na noite desta quarta-feira (03/03). A informação foi confirmada pela Arquidiocese da capital. Castriani estava internado em estado grave no Hospital Samel desde a manhã do dia 26 de fevereiro.

O religioso deu entrada no hospital particular, com um quadro de infecção urinária elevada, sendo transferido dias depois para a UTI, após sofrer um infarto.

No último domingo (28/02), Castriani precisou fazer hemodiálise, pois houve paralisação da função renal. O boletim médico desta terça-feira (02/03) dizia que havia dois dias que não era necessário realizar a hemodiálise, mas ele ainda se encontrava sedado e entubado e recebendo medicação para a infecção urinária e outros procedimentos.

Natural de Regente Feijó (SP), dom Sérgio Castriani foi designado em dezembro de 2012 pelo papa Bento XVI, para assumir a Arquidiocese de Manaus. Por motivos de saúde, em 2019, encaminhou a renúncia ao cargo, ao papa Francisco, que aceitou o pedido e desde então dom Sérgio passou a ser bispo emérito.

Em razão das limitações físicas causadas pelo Mal de Parkinson, teve seu pedido de renúncia aceito no dia 27 de novembro de 2019 e tornou-se arcebispo emérito da Arquidiocese de Manaus. Missionário de corpo e alma! É dele a afirmação: aceito ser transferido para qualquer diocese, desde que seja na Amazônia. E na Amazônia permanecerá!

Por meio de nota o Governo do Amazonas lamentou o falecimento do Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani. “O Governo do Amazonas reconhece o legado deixado por Dom Sérgio Castriani e presta condolências aos familiares, amigos e fiéis, pela perda irreparável”, afirma a nota.

O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou luto de três dias, pela morte do arcebispo emérito. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM), que será rodado ainda nesta terça-feira.

“Perdemos um grande, honrado e íntegro homem. Que Deus seja o sustento de toda a comunidade católica neste momento tão triste, e também seja o alento daqueles que faziam parte do cotidiano de dom Sérgio, os colaboradores da Arquidiocese de Manaus, seus clérigos, que com certeza o viam como um exemplo de dedicação ao próximo, sempre com uma palavra de esperança a oferecer a quem precisasse”, disse o prefeito.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, também lamentou profundamente a morte do religioso e destacou a opção pelo sacerdócio feita por dom Sérgio. “Dom Sérgio era uma pessoa valorosa, um exemplo para o mundo, com um senso de missão de vida, que muitos poucos querem abraçar”, comentou o vice-prefeito.

Segundo comunicação da Arquidiocese de Manaus em nota assinada pelo arcebispo dom Leonardo Steiner, o velório será realizado a partir das 10 horas desta quinta-feira, dia 04, em frente à catedral de Manaus, com o cuidado de evitar aglomeração. A celebração de corpo presente será às 17 horas na Catedral com restrição de presença. A celebração será transmitida pela TV Encontro das Águas, a Rádio Rio Mar e a Rádio Castanho. O sepultamento será feito na Catedral Metropolitana.

Pular para o conteúdo