AMAZONASREGIÃO AMAZÔNICA

Prefeitura de Itamarati cria ouvidoria e equipe médica exclusiva para visita domiciliares focadas em diagnósticos da covid-19

Uma equipe foi montada para visitar domicílios e identificar sintomas e possíveis casos de covid-19, para assim, atuarem de maneira preventiva, com diagnósticos precoces e tratamento de maneira emergencial

Para ajudara diagnosticar de maneira precoce os casos de Covid-19, a prefeitura do município de Itamarati (distante 983quilômetros de Manaus) criou uma Ouvidoria e ampliou as equipes de saúde para visitar moradores em suas casas para tentar identificar sintomas da doença, antecipando um possível tratamento nas unidades hospitalares.

De acordo com o prefeito do município, João Campelo, a Ouvidoria também foi criada com o objetivo de aproximar o governo da população. A intenção é submeter o serviço público à avaliação das pessoas, especialmente os serviços da saúde. “Através dos contatos via telefone, e-mail ou presencial, os cidadãos terão a oportunidade de expor sua insatisfação ou sugestão sobre o serviço oferecido. Queremos garantir a qualidade do serviço público e atender às necessidades da população. Com a participação de todos, podemos construir uma cidade melhor a cada dia”, explicou ele.

Já a equipe focada nas visitas domiciliares para identificar sintomas e possíveis casos de Covid-19, atuam de maneira preventiva, para que os cidadãos tenham diagnósticos precoces e comecem o tratamento de maneira emergencial. Segundo João Campelo a estratégia visa evitar mortes no município, que teve apenas um óbito este ano.

“Ampliei a equipe médica e coloquei os Agentes Comunitários de Saúde, acompanhados de médicos da família, para visitar de casa em casa. Temos reforçado nossas ações preventivas no município para evitar mortes. Em 2020, nossa cidade registrou 7 óbitos. Este ano, no segundo pico, o aumento no número de casos, registramos apenas uma perda. Nossa meta é garantir que a nossa população tenha a assistência antecipada para evitar que as famílias sofram ainda mais”, afirmou o prefeito.

Pular para o conteúdo