AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Amazonas tem a maior taxa de letalidade por covid-19 no País, informa FVS

Apesar da redução na taxa de transmissão, de 1.3 para 1.1, indicadores da covid-19 ainda são preocupantes e devem orientar governo do Estado na decisão de flexibilizar atividades comerciais

O Estado do Amazonas ainda tem a maior taxa de letalidade por covid-19, com um registro de 3.10 contra 2.4 da apresentada pelos demais estados do País, embora registre queda na taxa de transmissão de 1.3 para 1.1.

Os dados foram apresentados pelo diretor da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes, durante o pronunciamento do governador do Estado, Wilson Lima, na manhã desta quinta-feira, em rede social. Esses números, segundo ele, justificam as medidas de restrição na área comercial.

Esses dados da letalidade, segundo Cristiano, mostram a magnitude da doença. Hoje, em número de casos, o Amazonas está em 13º lugar se comparado aos demais estados do País, com 270 mil casos confirmados.

Ao fazer uma breve homenagem à ex-diretora da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, que morreu em decorrência das complicações causadas pela covid-19, Cristiano mostrou a importante redução na taxa de transmissão do novo coronavírus, na qual o Estado já foi liderança no País.

“Essa taxa era de 1.30 mostrando que cada grupo de 100 infectados, no intervalo de uma semana, poderia infectar outros 130, mas agora caiu para 1.1, que ainda é alta, mas mostra a estabilidade e uma tendência de redução”, avaliou. Essa redução deixa o Estado no quinto lugar nessa taxa.

Média móvel

Outro dado importante é que nos últimos 14 dias, a média móvel no número de casos, que a taxa de transmissão que era de 153%, caiu em 3% no Estado, enquanto em Manaus a queda foi de 19% e no interior de -8%.

Em relação aos números de janeiro, foram registrados 66.381 casos confirmados em janeiro, superando o mês de maio do ano passado que era o maior em transmissão até aqui durante a pandemia, com 36.123 casos. “Esse número mostra a força de transmissão nesse mês deste mês de janeiro”, alerta o diretor.

Ele revelou ainda a redução do número de óbitos por covid-19 nos últimos 14 dias de Janeiro, com 29%, no Amazonas, -27% em Manaus e -3 no interior. Essa redução do média móvel de óbitos nos últimos 14 dias tanto na capital quanto no interior. Hoje temos a média diária de 80 mortes no Amazonas, dos quais 65 na capital e 20 no interior, o que indica tendência de estabilidade e redução gradativa, explica Cristiano.

Ao todo, foram 2.839 óbitos em janeiro, superando o de maio do ano passado, quando foram registrados 1.614 óbitos por covid-19.

Cristiano lembrou que o período de chuvas pelo qual passa do Estado, agravante para as doenças respiratórias, que indicam a necessidade das medidas de contenção. Ao lembrar que o Estado permanece na fase roxa da infecção, portanto, as medidas preventivas continuam sendo importantes e necessárias a ser mantidas.

Pular para o conteúdo