AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Usina de oxigênio comprada pela prefeitura de Parintins na Alemanha começa a funcionar na terça-feira

Usina de oxigênio foi transportada em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) de São Paulo a Parintins. Ela será instalada no hospital Jofre Cohen, unidade de tratamento de pacientes com a covid-19

O município de Parintins recebeu na tarde deste sábado (16/1), uma usina de oxigênio que será instalada no hospital Jofre Cohen, unidade de referência no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O equipamento que chegou à cidade transportado pela Força Aérea Brasileira num avião cargueiro modelo C 130, produzirá 32 metros cúbicos de oxigênio por hora, aumentando seis vezes a capacidade de produção na unidade de saúde.

A chegada do equipamento foi acompanhada pelo prefeito Bi Garcia, vice-prefeito Tony Medeiros (PSD), presidente da Câmara, Mateus Assayag (PL), vereadores e secretários municipais.

De acordo com o prefeito, o equipamento também atenderá demanda do hospital Padre Colombo, referenciado para casos de urgência e emergência. Municípios vizinhos do Amazonas e do oeste do Pará também serão beneficiados com a usina.

“É uma ação audaciosa, num momento tão difícil que o mundo está atravessando, principalmente os caboclos da Amazônia. Estamos passando por um problema muito sério no Estado do Amazonas, na capital principalmente”, pontuou o prefeito Bi Garcia.

O equipamento, orçado em R$ 1,4 milhão, foi adquirido por meio de emenda do senador Omar Aziz para custeio da saúde pública. “Eu tenho que agradecer muito à atuação parlamentar do senador Omar de conquistar investimentos para os amazonenses. Agradeço também ao Governo do Estado, Governo Federal, ao deputado Marcelo Ramos e a toda a bancada federal do nosso estado”, completou Bi Garcia.

Simultaneamente à chegada da usina, 10 cilindros de oxigênio também desembarcaram de helicóptero no aeroporto Júlio Belém. As balas de oxigênio foram recarregadas em Santarém-PA numa ação de parceria entre o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) e Prefeitura de Parintins.

Fotos: Yuri Pinheiro e Arleison Cruz

Pular para o conteúdo