DESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Apesar das dificuldades, Conab leva programas de apoio a produção e aquisição de alimentos ao interior do Amazonas

Para chegar aos produtores, a Conab conta com as parcerias estratégicas do Governo do Estado e prefeituras municipais. Mais de 1,6 mil famílias de 1.652 famílias já foram beneficiadas este ano

Ana Célia Ossame

A falta de condições logísticas e recursos para divulgar amplamente os programas oferecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Estado do Amazonas, de dimensões continentais, é um dos maiores entraves para a ampliação das políticas do órgão. Nesse período de pandemia, as atividades do órgão não foram interrompidas, embora tenham desacelerado.

Mesmo assim, um total de 1.652 famílias já foram beneficiadas pelos programas de aquisição de produtos agrícolas neste ano, alcançando mais de 1,6 milhão de pessoas atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Amazonas, informa a superintendente regional da companhia, Luíza Moura, 55.

Luíza explica que as grandes distâncias do Estado e a falta de acesso à comunicação contribuem para essas dificuldades. Primeira mulher na gestão da Superintendência Regional, ela recebe como desafio conseguir a ampliação das políticas do órgão para acelerar o acesso aos programas oferecidos.

Superintendente da Conab em comunidades de Manacapuru e Iranduba

Na superintendência desde o último dia 27 de julho, portanto, em pleno período da pandemia, a superintendente, no entanto, já trabalhava como técnica em execução de programas na Conab, tendo conhecimento das ações do órgão.

Parcerias

Para chegar aos produtores, a Conab conta com as parcerias estratégicas do Governo do Estado e prefeituras municipais, conta ela, que é advogada e tem formação em administração e gestão pública.

Ao explicar que o objetivo da empresa, que substituiu a extinta Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), é promover e garantir a renda ao produtor rural e seguridade do abastecimento, Luiza destaca ações do PAA, promovendo a compra e distribuição dos alimentos produzidos pelos produtores rurais. “Com esse programa, apoiamos financeiramente projetos que contribuam para o fortalecimento social e econômico de organizações rurais de base familiar”, argumenta.

Em 2019, no Amazonas, o PAA na modalidade doação recebeu um total de R$ 14 milhões do Governo Federal, a serem aplicados em 82 projetos habilitados, sendo que desses, 18 foram contemplados em 2019 e 64 estão sendo distribuídos neste ano.

Ainda em fase de recebimento das propostas a serem habilitadas nesse e outros programas da Conab, a superintendente destaca a urgência em receber a documentação das entidades selecionadas no ranqueamento nacional, que é destinado à região. “Já comunicamos as entidades para que enviem a documentação, por e-mail”, explica.

Outro meio importante para a ampliação de recursos do órgão vem de valores encaminhados por emendas parlamentares. “Sempre contamos com a atenção dos parlamentares sensibilizados com esse trabalho e nos mobilizamos para oferecer informações que possam subsidiar a aprovação de emendas para o setor”, explica Luíza.

Entre os projetos contemplados nos programas da Conab como o PAA estão produtos como pescado, especialmente do pirarucu. Ao vender a produção, seguindo as normas do programa, os produtores entregam para o Fundo Social do Município para ser doado, tudo feito com comprovantes da entrega para que se inicie o processo de pagamento.

Há também frutas como abacaxi, abóbora, banana, cupuaçu e além do pirarucu de manejo, peixes como jaraqui, curimatã, pacu e tambaqui curumim estão incluídos no programa.

De acordo com proposta enviada ao sistema Conab, cada produtor pode entregar até R$ 8 mil em produtos a serem comprados e doados. “Esse processo tem que ser ágil para se garantir a qualidade dos produtos”, diz a superintendente, indicando uma lista de 72 produtos da agricultura familiar constantes na tabela de preço do PAA Doação.

Doação

Luíza explica que, por meio do Ministério da Cidadania, a Conab fez a Ação de Distribuição de Alimentos (ADA) para grupos populacionais vinculados à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), alcançando 714 famílias indígenas que receberão este ano um total de 3.570 cestas com alimentos básicos este ano.

Outro programa interessante, também de cunho social, por atender um maior número de pessoas é parceria da Conab com o Mesa Brasil, programa do Sesc Amazonas, que atende com doação de alimentos a populações vulneráveis economicamente. “Toda ação do Mesa Brasil se dá com a Conab, que compra a produção excedente dos agricultores familiares”, revela a superintendente.

Para mais informações sobre os programas da Conab, consulte o e-mail do órgão: https://www.conab.gov.br/conab-superintendenciasRegionais-interna.php?uf=AM

Pular para o conteúdo