REGIÃO AMAZÔNICA

Governo de Tocantins garante recuperação de rotas escolares no interior do Estado

O governador, Mauro Carlesse, prepara a entrega de 433 novos ônibus escolares aos 139 municípios do Estado

Mesmo com as aulas suspensas, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, os municípios do interior do Estado estão trabalhando na recuperação de estradas da rota escolar de milhares de estudantes, e todo o trabalho está ocorrendo com o apoio das máquinas entregues, durante os meses de junho e julho deste ano, pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, aos 139 municípios do Tocantins.

A estratégia das prefeituras agora é aproveitar o período de estiagem para recuperar as estradas da zona rural, ainda que as aulas não tenham retornado. O governador Mauro Carlesse destaca que esse é o momento ideal para reformar estradas e se preparar para o retorno das aulas. 

“Essas máquinas entregues pelo Governo do Tocantins têm o único fim de beneficiar a população. Quando essa ação foi viabilizada com a Bancada Federal, a ideia era, justamente, dar melhores condições aos municípios. Ficamos felizes em saber que mesmo em meio à pandemia, enquanto as aulas estão suspensas, muitos prefeitos estão trabalhando na recuperação da rota escolar, preparando um ambiente de tráfego seguro para o retorno dos estudantes”, afirma o Governador.

Este é o caso do município de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins. O prefeito Gleibson Moreira destaca que está utilizando a pá-carregadeira na melhoria das rotas escolares localizadas na região do Varjão e Novo Plano. “Com a chegada da estiagem, temos a melhor hora para recuperar as estradas. Nossa prioridade é finalizar as rotas escolares dos alunos da zona rural, que depois da pandemia vão retornar às salas de aula. Outro trecho também já foi beneficiado com a instalação de uma ponte e novas cabeceiras para o acesso de estudantes da comunidade Candeú e Rio de Areia”,  ressalta o prefeito, acrescentando que a segunda etapa de melhorias ocorrerá na cidade com a recuperação de ruas ainda não asfaltadas nos setores Cavalcante, Nova Cidade e Novo Horizonte.

Em Santa Maria do Tocantins, o prefeito Itamar Barrachini também teve a preocupação de melhorar a rota de transporte escolar para as crianças residentes na zona rural do município, encurtando o trajeto dos estudantes que moram na região da Água Suja. “Essas máquinas entregues pelo governador Carlesse ajudam muito aqui no município. Estamos usando elas o dia inteiro para atender a comunidade e uma das primeiras ações foi na construção de uma ponte de 12 metros na região Água Suja. Sem ela, estudantes e agricultores tinham que percorrer mais de 40 km para acessar o local, mas agora essa distância diminuiu para 17 km. Todo mundo comemora bastante o investimento”, afirma o prefeito.

Novos ônibus escolares

Com o intuito de garantir ainda mais segurança e conforto aos estudantes que fazem uso do transporte escolar, o Governo do Tocantins prepara a entrega de 433 novos ônibus aos 139 municípios do Estado. Parte da frota já se encontra estacionada na Praça dos Girassóis, em frente a ala norte do Palácio Araguaia.

Entrega das máquinas

O governador Mauro Carlesse entregou, entre os dias 29 de junho e 10 de julho deste ano, 139 retroescavadeiras, 80 pás-carregadeiras, 12 escavadeiras hidráulicas e 1 grupo gerador diesel aos municípios do Estado.

Foram R$ 68,2 milhões de repasses da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por meio de emendas parlamentares da bancada federal tocantinense da legislatura de 2015/2018 e mais R$ 488 mil como contrapartida financeira do Governo do Tocantins.

Pular para o conteúdo