CIDADANIADESTAQUE

Wilson Lima reúne equipe de governo para alinhar planejamento do segundo semestre

Governador deu prazo de 30 dias para os técnicos do governo elaborem um plano com as readequações de projetos e estruturas, com foco no trabalho transversal

O governador Wilson Lima esteve reunido, nesta segunda-feira (1º/06), com os titulares das secretarias estratégicas para alinhar o planejamento do Estado para o segundo semestre. Na ocasião, ele destacou os avanços na área da saúde em decorrência do combate ao novo coronavírus, com a ampliação de leitos e da assistência na capital e no interior, bem como os impactos da pandemia na economia e na arrecadação estaduais.

“Os dados indicam que passamos pelo pior momento da pandemia, agora precisamos manter esses números com as medidas naturais de orientação e restrição”, afirmou logo no primeiro momento o governador, para na sequencia citar o problema econômico, do qual o estado não tem como fugir.

“Desse daí não podemos fugir. Vamos ter que fazer a virada, agora é o ponto de fazermos os ajustes, mudar a nossa estratégia. Ela tem que ser mudada porque a situação não é a mesma de quando começamos o ano”, afirmou Wilson Lima, lembrando que as projeções da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) indicam que o Amazonas deve ter perdas de arrecada de aproximadamente R$ 1,5 bilhão até o fim deste ano.

Diante do cenário apresentado, o governador determinou que técnicos do governo elaborem, nos próximos 30 dias, um planejamento para a readequação de projetos e estruturas, com foco no trabalho transversal. A proposta é que, no período pós-pandemia, sejam priorizadas as áreas estruturantes, como saúde, segurança pública, social, economia e educação.

“A partir de hoje estamos fazendo uma reformulação do Estado. Vamos ter que cortar estruturas, reavaliar o planejamento de todas as secretarias, reavaliar todo o orçamento. Nesse momento é hora de pensar no coletivo.

Vamos debater novas ideias, ajustar projetos em curso, identificar oportunidades, propor programas e dar novos formatos a eles. Temos que focar agora no que é vital e essencial”, acrescentou Wilson Lima.

Reconstrução

Presente a reunião, o vice-governador Carlos Almeida afirmou que o estado vive hoje um momento de retomada e que as ações precisam se concentrar no após pandemia. “Esse é sim um momento de reconstrução, por um motivo muito simples: o coronavírus vai passar, assim como qualquer outra crise no mundo já passou. A questão é o day after (dia seguinte)”, afirmou ele.

Para o governador Wilson Lima, o retorno gradual e responsável das atividades econômicas, que teve início nesta segunda-feira, faz parte desse processo. Wilson Lima destacou também a retomada das obras de infraestrutura do Estado na capital e no interior como parte dos esforços para a recuperação econômica.

“Nós precisamos dizer a que viemos, precisamos mostrar isso, e só conseguimos se tivermos esse foco. Nós vencemos muitas etapas e momentos difíceis, e o que é importante na nossa equipe é a capacidade que temos de nos reinventar”, finalizou.

Pular para o conteúdo