DESTAQUE

Estudo enfoca a realidade da população amazonense durante pandemia de Covid-19

Pesquisa de professores e alunos da UEA vai expor experiências sobre distanciamento e isolamento social, dificuldades e superações de quem venceu a doença

Com relatos de pessoas que estão vivendo diariamente as mais diversas situações provocadas pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, professores e alunos do curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão produzindo uma pesquisa a ser apresentada em uma mostra científica ainda neste ano, em uma instituição de ensino superior de Manaus.

Entre as questões abordadas estão a luta contra a doença, as dificuldades, as superações, o desafio do distanciamento e do isolamento social e a batalha da população do interior para vencer a Covid-19. A pesquisa mostra ainda a psicologia que permeia o ambiente doméstico e a relação dos casais homoafetivos neste período de pandemia.

A professora da UEA e coordenadora do projeto, Alice Sobral, conta que os alunos estão atuando nesses relatos como pesquisadores e observadores, enfocando diversos casos, tanto no Direito Ambiental quanto no Direito de inclusão de pessoas, incluindo a questão de gênero e de pessoas com deficiência. Alice explica que o trabalho seguiu as diretrizes jornalísticas com linhas investigativas.

“A pesquisa interpreta a fala das pessoas, divulgando como elas estão vivendo com essas novas experiências lançadas pelo Covid-19, pelo distanciamento social, familiar, mostrando todas as dificuldades e superações de quem venceu a doença. Vamos apresentar esses dados em uma mostra científica”, explica.

Alice Sobral enfatiza ainda que o objetivo do trabalho é revelar a realidade desta situação inusitada e totalmente desconhecida para que as pessoas que receberão essas informações possam se identificar para aprender a melhorar o seu dia a dia, a sua condição de vida e a forma de como lidar com todas essas questões.

Pular para o conteúdo