CIDADANIA

Atendimento itinerante oferece Cartão Cidadão para usuários de transporte coletivo

Serviço será realizado novamente na segunda e terça-feira, dias 4 e 5/5, das 8 às 14 horas, na praça da Matriz.

A Prefeitura de Manaus realiza na segunda e terça-feira próximas, atendimento itinerante para entrega da primeira via do Cartão Cidadão, modalidade que permite o pagamento da passagem de ônibus por meio do cartão carregado com créditos. O atendimento, que será realizado das 8 às 14 horas, na praça da Matriz, sob a coordenação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
A meta da prefeitura é ampliar o uso do Cartão Cidadão – bilhetes eletrônicos – no Sistema de Transporte Coletivo, já utilizado por aproximadamente 400 mil usuários. A iniciativa da gestão municipal faz parte do Decreto 4.649, publicado na edição 4.722 do Diário Oficial do Município, em novembro de 2019.

Os interessados serão atendidos em um ônibus climatizado e adesivado com as imagens do Cartão Cidadão. Após adquirir de forma gratuita a primeira via do cartão, os usuários poderão comprar os créditos necessários e fazer a recarga em 350 pontos de vendas, divulgados no site sinetram.com.br.

O atendimento seguirá todas as medidas de segurança neste momento de pandemia do novo coronavírus, como ocorreu na quinta-feira (30/04), na avenida Eduardo Ribeiro, ao lado do Relógio Municipal, centro histórico.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra, a gestão do prefeito Arthur Neto recomenda o uso do cartão eletrônico pelas vantagens que o sistema oferece e também, neste momento, como forma de prevenção ao novo coronavírus. “O prefeito Arthur tem uma visão moderna e quer garantir mais segurança aos usuários. Além de enfatizar a importância do uso do cartão, até para evitar contaminação pelo dinheiro, ele também tem se preocupado em alertar aos passageiros para o uso da máscara dentro dos ônibus”.

Bezerra enfatiza ainda que o cartão tem vários benefícios como embarque mais rápido, fim dos conflitos com troco, redução da criminalidade nos coletivos e oferta de agilidade e comodidade na compra e carga de créditos.
“O Sinetram disponibiliza uma unidade itinerante para emissão e entrega da primeira via do cartão cidadão, sendo mais uma facilidade para o passageiro do transporte coletivo adquirir seu cartão e evitar a transmissão da Covid-19 por meio de cédulas e moedas. O lançamento do serviço foi na praça da Matriz, onde deverá permanecer até dia 5 de maio. Na semana seguinte, será transferido para outro local, a ser divulgado posteriormente”, reforçou o gerente de Bilhetagem do Sinetram, Antônio Zanetti.

O atendimento itinerante faz parte das medidas da intervenção decretadas pela Prefeitura de Manaus que, entre elas, incentiva o uso prioritário do cartão eletrônico. Além dessa ação, a intervenção financeira junto às empresas de transporte equilibra e permite maior transparência no fluxo de receitas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Manaus.

Da redação, com informações da assessoria do IMMU

Pular para o conteúdo