Programa ‘Peixe no Prato’ comercializa 1,2 toneladas de pescado nesta quarta-feira
Nesta edição, além da venda de peixes, verduras e legumes, haverá emissão de primeira e segunda vias de RG e segunda via de certidão de nascimento.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realiza nesta quarta-feira (15/01) a sexta edição do programa “Peixe no Prato”. O evento acontecerá na rua Rio Maicuru, Conjunto Viver Melhor II, bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, em frente à Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco, a partir das 8h.
No local, serão comercializadas aproximadamente 1,2 toneladas de peixes populares a preços acessíveis, como tambaqui roelo, tambaqui curumim e pirarucu de manejo, assim como 1.500 sacolas de verdura, contendo itens da agricultura familiar, como cheiro verde, limão, maxixe e pimenta de cheiro.
Nesta edição, além da venda de peixes, verduras e legumes, o programa também contará com emissão de primeira e segunda vias de RG e segunda via de certidão de nascimento, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Sobre o programa – Entre os objetivos do “Peixe no Prato”, executado pela Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), estão: garantir acesso ao pescado a um preço justo, reduzir o desperdício de peixe, garantir segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social, melhorar a renda para o pescador artesanal e o agricultor familiar e estimular o consumo de peixe.
O programa também tem como estratégia a garantia de apoio logístico para a comercialização do pescado aos proprietários de embarcações de pesca, pescadores, manejadores e piscicultores, oferecendo para o consumidor peixes da pesca comercial artesanal, manejada e da piscicultura.